PTDC/EAT-HAT/103690/2008
O mercado leiloeiro de arte antiga e contemporânea em Lisboa (2005-2011)
Descrição

Actualmente, o mercado da arte movimenta em todo o mundo mais de 55 mil milhões de euros por ano, com c.40% desse valor realizado no mercado leiloeiro. Só na União Europeia (UE) este sector dá emprego a c.220.000 pessoas e compreende c.41.000 empresas (Ref. Bib. n. 12), mesmo tendo em conta que o peso da EU tem vindo a descer no mercado global (de 53% em 2003 para 44% em 2006). Apesar de todo o furor que provoca a venda de uma pintura de Picasso ou Pollock por valoresna ordem dos 100 milhões de euros, mais de 90% dos lotes vendidos em leilões de arte e antiguidades é transaccionado por menos de 10.000 euros.

Os dados referentes a Portugal não são ainda suficientemente credíveis do ponto de vista estatístico. Em todo o caso, de acordo com orelatório coordenado por Clare McAndrew e publicado pela TEFAF em 2008, existem em Portugal 535 empresas relacionadas com o mercado da arte (antiquários, galeristas e leiloeiras) que empregam pouco mais de 3000 pessoas. De acordo com aTEFAF, o mercado leiloeiro português terá movimentado em 2006 c.8,6 milhões de euros, quando no mesmo ano Portugal importou mais de 50 milhões de euros em obras de arte. Ou seja, de acordo com estes dados Portugal representa 0,2% do volume mundial de tr ansacções realizadas no mercado leiloeiro de arte (UE=70,9%), embora em termos de valor o peso de Portugal seja menor, uns ínfimos 0,01% (UE=44,4%). Esta abordagem estatísti ca encontra-se subestimada, conforme foi destacado no trabalho de síntese mais actualizado disponível sobre o mercado da arte português .

O projecto de investigação que aqui propomos visa apurar com mais rigor os valores reais envolvidos no mercado leiloeiro de arte emPortugal. Para o efeito, serão compulsados os dados facultados pelas leiloeiras nos próprios catálogos e na divulgação dos resultados de vendas em cada leilão. Sempre que possível, estes dados serão compulsados em colaboração com as leiloeiras, estando já assegurada a colaboração neste projecto das duas maiores leiloeiras de Portugal (responsáveis por mais de 50% do volume de negócios deste mercado em Portugal). Porém, mais do que obter os valores que o mercado leiloeiro português movimenta, interessa-nos saber quais as tipologias mais transaccionadas, quais os géneros artísticos mais.apreciados, quais os artistas mais procurados, etc. Ou seja, interessa-nos fazer um retrato do mercado leiloeiro português que ultrapasse largamenteo referente estatístico. No que respeita a este aspecto em concreto, devemos sublinhar que este projecto de investigação concentra-se apenas nas leiloeiras sedeadas em Lisboa. Este tipo de investigação implica agrupar os lotes por tipologias uniformes, implica acompanharo desempenho em leilão dos diferentes lotes e ter acesso a todas as informações disponíveis sobre as peças. Por isso, para certas tarefase para certos momentos da investigação, esta situação implica um trabalho de colaboração muito estreita com as leiloeiras nas suas próprias instalações. Nesse sentido, não tendo ainda encontrado um parceiro para trabalharo mercado da cidade do Porto,e não sendo viável financeiramente suportar durante largos meses a presença de investigadores nessa cidade, optámos por nos cingir apenas às leiloeiras da capital. Por outro lado, como esta tarefa só faz sentido quando comparada em séries anuais, este projecto irá concentrar-se nos anos que se estendem desde 2005 até 2011 (ano de conclusão deste projecto). Com efeito, a maior parte das leiloeiras só começou a divulgar online os catálogos e os resultados dos leilões a partir de 2002/04, pelo que se torna mais trabalhoso apurar os dados anteriores a 2005. o nosso objectivo passa por compulsar todos os dados disponíveis e introduzi-los numa base de dados que permitam consultas fáceis e rápidas para se ficar a conhecer os resultados gerais das transacções em leilão e, sobretudo, para se conhecer as preferências do mercado português e o comportamento de determinados artistas e géneros artísticos em leilão. 

Atendendo à natureza deste projecto, uniram-se as competências de dois grupos de investigadores pertencentes a unidades de investigação distintas e complementares: num caso historiadores de arte, no outro gestores e especialistas em finanças. Este trabalho visa também dar continuidade ao mestrado em Gestão de Mercados da Arte, iniciado em Setembro de 2007, que resultou precisamente da colaboração destas duas unidades de investigação.

 

 

 

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
BRU-Iscte -- Parceiro 2010-01-01 2012-04-30
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) Portugal Líder 2010-01-01 2012-04-30
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Alexandra Etelvina Martins Marques Fernandes Professora Associada (com Agregação) (DMOG); Investigadora Integrada (BRU-Iscte); Coordenadora Local 2010-01-01 2012-04-30
Luís Manuel Dias Martins Investigador Associado (BRU-Iscte); Investigador 2010-01-01 2012-04-30
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

O mercado leiloeiro de arte antiga e contemporânea em Lisboa (2005-2011)
2010-01-01
2012-04-30