PTDC/IIM-FIN/7188/2014
Remuneração de executivos na banca no contexto da crise financeira
Descrição

A crise financeira veio colocar a banca no centro das atenções de académicos, banqueiros, políticos e particularmente dos contribuintes. O papel dos bancos no desenvolvimento da economia e como garante do normal funcionamento dos mercados é bem reconhecido; não obstante, a crise financeira veio evidenciar a existência de assuntos relacionados com a remuneração ainda por resolver.

O estudo dos problemas de agência na banca tem particular interesse. Tal como qualquer outra empresa, os bancos acedem ao mercado de capitais para se financiarem e pagam dividendos aos seus acionistas, estando assim sujeitos às pressões do mercado. Porém, além destas forças externas, os bancos estão confrontados com pressões regulatórias que podem interferir com o funcionamento do mercado (agência e mecanismos de sinalização) na obtenção de capital e no pagamento de bónus e dividendos. As pressões exercidas pelos reguladores e supervisores podem determinar o grau de normalidade no funcionamento dos mercados. Assim, além dos problemas de agência específicos da banca, a crise financeira (e a legislação que tem sido publicada) proporciona um terreno natural e único de análise destas questões.

No projeto anterior, “Banca: Globalização, Governação e Regulação” (classificado “Excelente” pela FCT), a equipa investigou os seguintes temas da governança e da remuneração: (i) relação remuneração-desempenho na banca; (ii) binómio risco- remuneração na indústria bancária; (iii) relação entre ações detidas pelos gestores e risco, valor e desempenho na banca; (iv) relação entre diversidade do conselho de administração (medida da independência do conselho) e risco e desempenho.

Após a conclusão bem-sucedida do anterior projeto (o trabalho foi publicado no Journal of Corporate Finance, Review of Accounting Studies e Journal of International Money & Finance, entre outras revistas), a equipa propõe-se continuar a contribuir para a literatura no domínio dos problemas de agência na banca, em particular o tema da remuneração de gestores, no contexto da crise. As redes de segurança explícitas e implícitas disponíveis para os bancos hiperbolizam o problema de risco moral no setor, conduzindo a discrepâncias e desalinhamentos de interesses de gestores e acionistas (entre outros stakeholders). A crise financeira, e o subsequente resgate financeiro com dinheiro público de alguns bancos, expuseram este problema e levaram a protestos generalizados. As práticas compensatórias são agora consideradas a causa da crise.

O estudo sobre as práticas de remuneração dos gestores da banca está a atrair significativa atenção por parte dos académicos (Abreu and Gulamhussen, 2013 e 2014) e reguladores (Basel III e Dodd-Frank Act), em particular no rescaldo da crise financeira. Em concreto, o projeto pretende focar os seguintes aspetos no sentido de contribuir para o entendimento sobre estas práticas no contexto da crise financeira: (i) quais são os custos dos diferentes regimes de remuneração?; (ii) qual é a relação entre tomada de risco e sistemas de remuneração alternativos? (teste do modelo a desenvolver na alínea anterior); (iii) qual é o papel e impacto da regulação nas práticas compensatórias?; (iv) qual é a relação entre composição do conselho de administração e remuneração dos gestores bancários?; (v) se existem diferenças na remuneração dos 5 gestores de topo?; (vi) existem diferenças nos sistemas de remuneração nos bancos que receberam ajuda do Estado?

O nosso estudo irá examinar estas questões de forma teórica, empírica, descritiva e em caso de estudo. Iremos derivar as principais hipóteses da literatura existente e do nosso próprio trabalho teórico. Iremos recolher informação das bases de dados BANKSCOPE, BOARDEX, EXECUCOMP, e SNL. Iremos usar múltiplas metodologias, nomeadamente ANOVA, OLS, 2-SLS, 3-SLS, regressões aparentemente não-correlacionadas, TOBIT, modelos de efeitos aleatórios para dados em painel e regressões Heckman. Os nossos resultados irão discriminar as contribuições académicas das implicações para reguladores e gestores. Iremos disseminar o nosso trabalho em conferências de elevada reputação, e submetê-lo a publicação em jornais de topo.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
BRU-Iscte Grupo de Finanças Líder 2016-06-01 2019-11-30
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
M. A. Gulamhussen Professor Catedrático (DF); Investigador Integrado (BRU-Iscte); Investigador 2016-06-01 2019-11-30
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
PTDC/IIM-FIN/7188/2014 -- Contrato FCT - Concurso ICDT 2014 - Portugal 100000 0 2016-06-01 2019-11-30
Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Remuneração de executivos na banca no contexto da crise financeira
2016-06-01
2019-11-30