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Baptista, V. & Alves, P. M. (2023). As invisibilidades da memória e da história das mulheres nas cidades em Portugal. In Pires, C., Lino, D., Martins, F., Figueiredo, M., Friães, R., Leite, T., and Almeida, T. (Ed.), Educação e cidades: Tempos, espaços, atores e culturas. Atas do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. (pp. 265-269). Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
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V. Baptista and P. J. Alves,  "As invisibilidades da memória e da história das mulheres nas cidades em Portugal", in Educação e cidades: Tempos, espaços, atores e culturas. Atas do XVI Congr.o da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Pires, C., Lino, D., Martins, F., Figueiredo, M., Friães, R., Leite, T., and Almeida, T., Ed., Lisboa, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2023, pp. 265-269
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TY  - CPAPER
TI  - As invisibilidades da memória e da história das mulheres nas cidades em Portugal
T2  - Educação e cidades: Tempos, espaços, atores e culturas. Atas do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
AU  - Baptista, V.
AU  - Alves, P. M.
PY  - 2023
SP  - 265-269
CY  - Lisboa
UR  - https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2022/inicio/
AB  - Pretendemos demonstrar a desigualdade nas cidades na história, na memória e no património
coletivo, tendo em conta o género. A cidade tem-se manifestado um espaço dos homens, que a têm
concebido e percorrido, em função das suas próprias visões, perspetivas e necessidades. A história e
a memória das cidades são muito desiguais se tivermos em consideração o género, as denominadas
minorias “raciais” e as pessoas portadoras de necessidades especiais. Centremo-nos no género. Se
recuarmos à Grécia Antiga, verificamos que as pólis gregas eram lugares públicos exclusivamente
masculinos, ficando as mulheres segregadas nos espaços interiores dos gineceus. A cidadania nas
cidades era incompleta por excluir as mulheres. Até ao século XIX a cidade foi apropriada
maioritariamente pelos homens que se deslocavam em trabalho, questões de política, cultura ou
lazer. Durante muito tempo os trabalhos noturnos estiveram vedados às mulheres. Se observarmos a
toponímia são escassos os nomes de mulheres que se destacaram em diversas áreas culturais e
políticas e ainda é mais notório na estatuária, em que as mulheres estão quase ausentes na memória
dos habitantes da cidade. Quantas praças têm o nome de mulheres que se destacaram na história?
Às ruas noturnas tinham acesso as mulheres toleradas, as denominadas prostitutas. Mesmo no início
do século XX, em que começava a despontar um associativismo feminino, as mulheres tiveram de
procurar subterfúgios para as suas reuniões noturnas. Concluímos que urge mudar a arquitetura das
cidades para que a história, a memória e o património sejam apropriados de forma igual por todas as
pessoas.
ER  -