Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mateus, C. (2022). O rural como modelo alternativo de desenvolvimento: análise do rural fora das lentes do urbano. Os novos anos 20: Desafios, Incertezas e Resistências.
Exportar Referência (IEEE)
C. L. Mateus,  "O rural como modelo alternativo de desenvolvimento: análise do rural fora das lentes do urbano", in Os novos anos 20: Desafios, Incertezas e Resistências, Évora, 2022
Exportar BibTeX
@misc{mateus2022_1731980265135,
	author = "Mateus, C.",
	title = "O rural como modelo alternativo de desenvolvimento: análise do rural fora das lentes do urbano",
	year = "2022"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - O rural como modelo alternativo de desenvolvimento: análise do rural fora das lentes do urbano
T2  - Os novos anos 20: Desafios, Incertezas e Resistências
AU  - Mateus, C.
PY  - 2022
CY  - Évora
AB  - Na última década, temos vindo a assistir a um desenvolvimento desigual e hierárquico do território, que concentra capital humano, económico e financeiro em núcleos urbanos, em detrimento das áreas rurais. Partido da tese de que a hegemonia e colonização da paisagem sociocultural pelo “modo urbano” está na origem da marginalização económica, social e simbólica do rural, colocamos a questão: como podemos analisar o rural fora das lentes do urbano?
Para responder a esta questão definimos os conceitos “rural” e “urbano” enquanto territórios – diferenciando-os pelas suas características físicas e demográficas – e enquanto modos de vida, diferenciando-os pelas práticas sociais, significados, lógicas de produção e de governança a eles associados. 
Através de uma breve análise histórica, e com base nas definições anteriores, identificamos três tipos de relações entre o rural e o urbano: (1) rural como oposto do urbano, (2) rural como parte do urbano, e (3) rural como alternativa ao urbano. Em seguida, focamo-nos na última destas perspectivas – por ser esta a única que permite observar o rural fora das lentes do urbano – e apresentamos exemplos de como se pode entender o rural fora desta dualidade, projetando-se assim como modelo alternativo de desenvolvimento.
ER  -