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Casquilho-Martins, I., Sousa, I. & Vilar, D. (2022). A promoção de competências transversais na formação em serviço social: uma experiência aplicada no ISSSL. Intervenção Social. 59/60, 65-90
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I. C. Martins et al.,  "A promoção de competências transversais na formação em serviço social: uma experiência aplicada no ISSSL", in Intervenção Social, no. 59/60, pp. 65-90, 2022
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TY  - JOUR
TI  - A promoção de competências transversais na formação em serviço social: uma experiência aplicada no ISSSL
T2  - Intervenção Social
IS  - 59/60
AU  - Casquilho-Martins, I.
AU  - Sousa, I.
AU  - Vilar, D.
PY  - 2022
SP  - 65-90
SN  - 0874-1611
DO  - 10.34628/fw1q-n786
UR  - https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/index
AB  - As competências transversais têm sido uma aposta de algumas universidades para uma melhor integração dos estudantes no mercado de trabalho. Na formação em Serviço Social são desenvolvidas competências específicas essenciais à prática profissional, sendo o desenvolvimento de outras competências mais genéricas um importante complemento à formação. O objetivo deste estudo foi identificar as competências transversais consideradas pelos estudantes de Serviço Social como importantes para a sua formação e implementar um programa de competências transversais. Assim, procedemos a um estudo de caso com a participação de estudantes do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada, realizando grupos focais e aplicando um questionário que permitisse recolher a opinião dos estudantes sobre a importância da aprendizagem das competências transversais. Procurámos também compreender o seu interesse na aprendizagem de competências transversais no âmbito da formação em Serviço Social, bem como implementar uma oficina experimental com base nos resultados obtidos. Concluímos que os estudantes demonstraram interesse em que a Universidade promovesse um programa de competências transversais destacando-se um conjunto de competências valorizadas pelos estudantes para a sua formação. A principal vantagem indicada é o contributo destas competências para a integração no mercado de trabalho, mas também no desenvolvimento de técnicas de comunicação e no seu próprio desenvolvimento pessoal. Com base neste estudo de caso, foi possível elaborar um diagnóstico utilizando as preferências e perceções dos estudantes, o que apoiou a realização de uma sessão de competências transversais sobre a integração no mercado de trabalho e de promoção de competências para a empregabilidade.
ER  -