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Abrantes, P. (2023). Orçamento participativo das escolas: um espaço de construção da democracia?. Educação, Sociedade & Culturas. 65, 1-19
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P. A. Abrantes,  "Orçamento participativo das escolas: um espaço de construção da democracia?", in Educação, Sociedade & Culturas, no. 65, pp. 1-19, 2023
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TY  - JOUR
TI  - Orçamento participativo das escolas: um espaço de construção da democracia?
T2  - Educação, Sociedade & Culturas
IS  - 65
AU  - Abrantes, P.
PY  - 2023
SP  - 1-19
SN  - 2184-8408
DO  - 10.24840/esc.vi65.610
UR  - https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/610
AB  - O presente artigo enquadra e discute, num primeiro momento, o Orçamento Participativo das Escolas, um programa público levado a cabo em Portugal desde 2017, à luz dos estudos que têm vindo a acompanhar a aplicação desta metodologia, a nível internacional, assim como de investigação educacional de fundo sobre a relação entre Escola Pública e Democracia. Num segundo momento, o artigo apresenta alguns dos resultados da 5.ª edição desta iniciativa (2021), constatando-se que, mesmo num período de pandemia, o programa envolveu centenas de escolas, nas quais os estudantes elaboraram propostas de melhoria e participaram nas votações. Observa-se um maior impacto nas regiões Norte e Centro, bem como no 3.º ciclo do ensino básico. Analisam-se as propostas dos estudantes, constatando-se um predomínio das orientadas para o bem-estar e as sociabilidades, mas com uma expressão relevante das que visam um reforço das atividades físicas e desportivas, o apetrechamento digital, a sustentabilidade ambiental ou a inovação educativa. Argumenta-se que este programa, desde que enquadrado no projeto educativo e práticas pedagógicas, tem potencial para promover a vida democrática, mas a sua concretização desarticulada e distorcida pode conduzir a um engodo democrático e a um aumento das desigualdades. Conclui-se com pistas para a investigação e intervenção.
ER  -