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Schippling, A. (2023). As IB World Schools no Brasil: um lugar de formação das elites globais? Um estudo exploratório do campo das escolas IB na região de São Paulo. XII Congresso Português de Sociologia “Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia” .
A. Schippling, "As IB World Schools no Brasil: um lugar de formação das elites globais? Um estudo exploratório do campo das escolas IB na região de São Paulo", in XII Congr.o Português de Sociologia “Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia” , Coimbra, 2023
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TY - CPAPER TI - As IB World Schools no Brasil: um lugar de formação das elites globais? Um estudo exploratório do campo das escolas IB na região de São Paulo T2 - XII Congresso Português de Sociologia “Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia” AU - Schippling, A. PY - 2023 CY - Coimbra UR - https://xii-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2023/inicio/programa/programa-cientifico/ AB - A educação internacional viveu uma grande expansão durante as últimas décadas devido, entre outros, ao impacto crescente de organizações educativas transnacionais, como a International Baccalaureate (IB), uma organização educativa sem fins lucrativos que, atualmente, oferece programas e diplomas para todos os níveis de escolaridade. No mundo lusófono, o impacto da IB ainda é modesto, com exceção do Brasil, onde, atualmente, existem 51 escolas IB, localizadas sobretudo na região de São Paulo e do Rio de Janeiro (IB, 2022). Essas escolas são todas de natureza privada, acessíveis somente a famílias abastadas e, por isso, podem ser consideradas como um segmento da formação das elites. Na sequência de alguns estudos sobre a formação das elites no Brasil (e.g. Almeida, 2009), e respondendo a um défice de investigação relativo à educação internacional, e, especificamente, ao desenvolvimento da IB em países lusófonos [e.g., no caso de Portugal as escolas IB foram estudadas pela primeira vez na região de Lisboa: Schippling et al., 2020], a nossa proposta apresenta os primeiros resultados de um projeto qualitativo sobre a implementação da IB em países lusófonos com foco na realidade brasileira. A nível teórico, o projeto de investigação recorre a elementos de uma investigação crítica sobre elites, como, por exemplo, a teoria do campo, a conceptualização teórica relativa a processos de transnacionalização em educação e as abordagens de teoria pós-colonial. Em termos metodológicos, a nossa proposta baseia-se em resultados de um estudo exploratório do campo das escolas IB na região de São Paulo, que se baseia numa análise de websites de todas as escolas IB nessa região (n=23) com o foco no seu mission statement, bem como no de outros websites e documentos relacionados com a International Baccalaureate. Proporcionamos uma reflexão crítica sobre novas formas de (re-)produção das elites no Brasil, na base de uma análise do campo da sua formação, neste caso, o campo das IB World Schools. Relaciona-se, assim, a investigação sobre a formação das elites em países do Sul Global com questões que têm a ver com as desigualdades sociais e educacionais e com perspetivas pós-coloniais. Referências: Almeida, A. M. F. (2009). A escola dos dirigentes paulistas. Belo Horizonte: Argumentum. IB (International Baccalaureate). (2022). The IB by country/territory. Acedido a 4 de novembro de 2022, em https://www.ibo.org/about-the-ib/the-ib-by-country-and-territory/ Schippling, A., Abrantes, P. & Lopes, J. T. (2020). Educação de Elites e a Dimensão da Internacionalização em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 94, 119–137. ER -