Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
O'Neill, H., Langaro, D., Brito e Abreu, F., Almeida, F., Farinha, J., Domingues, L....Basto-Fernandes, V. (2023). COURSERA@Iscte 2021/22: Uma experiência de utilização de cursos online na formação presencial. In Joana Alexandre, Alexandra Almeida, Ana Espírito-Santo, Ana Lúcia Martins, Cecília Aguiar, Nádia Simões (Ed.), Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte. (pp. 64-92). Lisboa: Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Export Reference (IEEE)
H. J. O'Neill et al.,  "COURSERA@Iscte 2021/22: Uma experiência de utilização de cursos online na formação presencial", in Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte, Joana Alexandre, Alexandra Almeida, Ana Espírito-Santo, Ana Lúcia Martins, Cecília Aguiar, Nádia Simões, Ed., Lisboa, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2023, pp. 64-92
Export BibTeX
@incollection{o'neill2023_1715918239878,
	author = "O'Neill, H. and Langaro, D. and Brito e Abreu, F. and Almeida, F. and Farinha, J. and Domingues, L. and Basto-Fernandes, V.",
	title = "COURSERA@Iscte 2021/22: Uma experiência de utilização de cursos online na formação presencial",
	chapter = "",
	booktitle = "Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte",
	year = "2023",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "64-64",
	publisher = "Iscte - Instituto Universitário de Lisboa",
	address = "Lisboa",
	url = "https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf"
}
Export RIS
TY  - CHAP
TI  - COURSERA@Iscte 2021/22: Uma experiência de utilização de cursos online na formação presencial
T2  - Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
AU  - O'Neill, H.
AU  - Langaro, D.
AU  - Brito e Abreu, F.
AU  - Almeida, F.
AU  - Farinha, J.
AU  - Domingues, L.
AU  - Basto-Fernandes, V.
PY  - 2023
SP  - 64-92
CY  - Lisboa
UR  - https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf
AB  - Este capítulo descreve um projeto-piloto que decorreu durante o 1º semestre de 2021/22 onde
foram utilizados cursos online disponibilizados pela plataforma Coursera em diversas UCs de
licenciatura e mestrado da Iscte Business School (IBS) e da Escola de Tecnologia e Arquitetura
(ISTA). Participaram nesta experiência 10 docentes e cerca de 500 estudantes. O fundamento
concetual e empírico para o estudo é o “blended learning” (Graham, 2023).
Para avaliar os resultados alcançados foram realizados inquéritos de opinião aos estudantes e
docentes que participaram no projeto. A análise dos dados recolhidos demonstra que a iniciativa
foi globalmente bem acolhida, tendo sido reconhecidos os benefícios que resultaram da utilização dos cursos online para a experiência formativa dos estudantes e docentes participantes.
Considerando a abrangência dos temas que são abordados pelos inúmeros cursos online que estão disponíveis na plataforma Coursera, bem como a elevada frequência com que surgem novos
cursos e são atualizados os já existentes, é de admitir que este tipo de iniciativa poderá facilmente estender-se a outras UCs dos cursos de Licenciatura e Mestrado e envolver todas as Escolas do
Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.
Apesar da opinião positiva dos diversos participantes, a consolidação desta iniciativa requer um
enquadramento na estratégia do Iscte, que seja fundamentada por uma avaliação dos custos,
bem como dos benefícios que poderão resultar de colaboração que o Iscte possa vir a aprofundar com a plataforma Coursera, considerando as oportunidades que se abrem para uma oferta
alargada de cursos de formação online que, por exemplo, explore o potencial da comunidade da
língua portuguesa.
ER  -