Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
O'Neill, H., Langaro, D., Brito e Abreu, F., Almeida, F., Farinha, J., Domingues, L....Basto-Fernandes, V. (2023). COURSERA@Iscte 2021/22: Uma experiência de utilização de cursos online na formação presencial. In Joana Alexandre, Alexandra Almeida, Ana Espírito-Santo, Ana Lúcia Martins, Cecília Aguiar, Nádia Simões (Ed.), Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte. (pp. 64-92). Lisboa: Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
H. J. O'Neill et al., "COURSERA@Iscte 2021/22: Uma experiência de utilização de cursos online na formação presencial", in Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte, Joana Alexandre, Alexandra Almeida, Ana Espírito-Santo, Ana Lúcia Martins, Cecília Aguiar, Nádia Simões, Ed., Lisboa, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2023, pp. 64-92
@incollection{o'neill2023_1732357335661, author = "O'Neill, H. and Langaro, D. and Brito e Abreu, F. and Almeida, F. and Farinha, J. and Domingues, L. and Basto-Fernandes, V.", title = "COURSERA@Iscte 2021/22: Uma experiência de utilização de cursos online na formação presencial", chapter = "", booktitle = "Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte", year = "2023", volume = "", series = "", edition = "", pages = "64-64", publisher = "Iscte - Instituto Universitário de Lisboa", address = "Lisboa", url = "https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf" }
TY - CHAP TI - COURSERA@Iscte 2021/22: Uma experiência de utilização de cursos online na formação presencial T2 - Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte AU - O'Neill, H. AU - Langaro, D. AU - Brito e Abreu, F. AU - Almeida, F. AU - Farinha, J. AU - Domingues, L. AU - Basto-Fernandes, V. PY - 2023 SP - 64-92 CY - Lisboa UR - https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf AB - Este capítulo descreve um projeto-piloto que decorreu durante o 1º semestre de 2021/22 onde foram utilizados cursos online disponibilizados pela plataforma Coursera em diversas UCs de licenciatura e mestrado da Iscte Business School (IBS) e da Escola de Tecnologia e Arquitetura (ISTA). Participaram nesta experiência 10 docentes e cerca de 500 estudantes. O fundamento concetual e empírico para o estudo é o “blended learning” (Graham, 2023). Para avaliar os resultados alcançados foram realizados inquéritos de opinião aos estudantes e docentes que participaram no projeto. A análise dos dados recolhidos demonstra que a iniciativa foi globalmente bem acolhida, tendo sido reconhecidos os benefícios que resultaram da utilização dos cursos online para a experiência formativa dos estudantes e docentes participantes. Considerando a abrangência dos temas que são abordados pelos inúmeros cursos online que estão disponíveis na plataforma Coursera, bem como a elevada frequência com que surgem novos cursos e são atualizados os já existentes, é de admitir que este tipo de iniciativa poderá facilmente estender-se a outras UCs dos cursos de Licenciatura e Mestrado e envolver todas as Escolas do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Apesar da opinião positiva dos diversos participantes, a consolidação desta iniciativa requer um enquadramento na estratégia do Iscte, que seja fundamentada por uma avaliação dos custos, bem como dos benefícios que poderão resultar de colaboração que o Iscte possa vir a aprofundar com a plataforma Coursera, considerando as oportunidades que se abrem para uma oferta alargada de cursos de formação online que, por exemplo, explore o potencial da comunidade da língua portuguesa. ER -