Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Matias, A.R., Pinto, P.F., Rodrigues, V., Martins, P., Seabra, T., Neves, M....Almeida, F. (2023). Trovoada de ideias: Inclusão linguística e social dos estudantes internacionais dos PALOP no ensino superior português. Lisboa. Alto Comissariado para as Migrações (ACM).
Exportar Referência (IEEE)
A. R. Matias et al.,  Trovoada de ideias: Inclusão linguística e social dos estudantes internacionais dos PALOP no ensino superior português, Lisboa, Alto Comissariado para as Migrações (ACM), 2023
Exportar BibTeX
@book{matias2023_1732203418105,
	author = "Matias, A.R. and Pinto, P.F. and Rodrigues, V. and Martins, P. and Seabra, T. and Neves, M. and Mauritti, R and Jardim, B. and Candeias, R and Almeida, F.",
	title = "",
	year = "2023",
	editor = "",
	volume = "Estudo OM 76",
	number = "",
	series = "",
	edition = "",
	publisher = "Alto Comissariado para as Migrações (ACM)",
	address = "Lisboa"
}
Exportar RIS
TY  - BOOK
TI  - Trovoada de ideias: Inclusão linguística e social dos estudantes internacionais dos PALOP no ensino superior português
VL  - Estudo OM 76
AU  - Matias, A.R.
AU  - Pinto, P.F.
AU  - Rodrigues, V.
AU  - Martins, P.
AU  - Seabra, T.
AU  - Neves, M.
AU  - Mauritti, R
AU  - Jardim, B.
AU  - Candeias, R
AU  - Almeida, F.
PY  - 2023
CY  - Lisboa
AB  - A presença de estudantes internacionais no ensino superior (ES) é uma das principais mobilidades
internacionais dos últimos 20 anos à escala global, sendo raros os países em que este fenómeno tem
decrescido. Consequentemente, são emergentes as fileiras de investigação sobre a internacionalização da
mobilidade de estudantes no ES, constituindo-se atualmente parte significativa das prioridades estratégicas
das instituições do ensino superior (IES), seja em termos de sustentabilidade e continuidade das
instituições, seu ensino e investigação, seja em termos do seu prestígio internacional. Em Portugal, registasse igualmente, uma crescente presença de estudantes internacionais, sendo ainda destino privilegiado da
mobilidade internacional de estudantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) desde os
anos 1980. Observamos que estes contingentes específicos, a par de outros estudantes internacionais, têm
trazido para as IES portuguesas importantes desafios multiculturais, no caso específico dos primeiros
também decorrentes das dinâmicas sociais da variação da língua portuguesa enquanto língua internacional,
cujas implicações nas instituições de acolhimento nos parece urgente discutir.
Tendo em conta esta preocupação, pretendemos contribuir para um conhecimento mais aprofundado
sobre a realidade específica dos estudantes internacionais dos Países Africanos de Língua Oficial
Portuguesa (PALOP) nas IES portuguesas. 
ER  -