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Vaz, C. (2023). A representação de acontecimentos, personagens e símbolos em murais artísticos urbanos em Portugal (2008-2023). Caminhos da Historiografia: Seminário 1 - A história no espaço público. O mundo da edição e dos mass-media; museus e exposições.
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C. S. Vaz,  "A representação de acontecimentos, personagens e símbolos em murais artísticos urbanos em Portugal (2008-2023)", in Caminhos da Historiografia: Seminário 1 - A história no espaço público. O mundo da edição e dos mass-media; museus e exposições, Lisboa, 2023
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TY  - CPAPER
TI  - A representação de acontecimentos, personagens e símbolos em murais artísticos urbanos em Portugal (2008-2023)
T2  - Caminhos da Historiografia: Seminário 1 - A história no espaço público. O mundo da edição e dos mass-media; museus e exposições
AU  - Vaz, C.
PY  - 2023
CY  - Lisboa
UR  - https://www.50anos25abril.pt/agenda/caminhos-historiografia-seminario-1
AB  - A arte urbana e a street art têm vindo a receber cada vez maior atenção e destaque no corrente século XXI, tanto internacionalmente como a nível nacional. Na última década e meia assistiu-se em diferentes cidades portuguesas à progressiva multiplicação de iniciativas que promovem a realização de murais artísticos no espaço público, encomendados a artistas profissionais no âmbito de ações oficiais e programadas, dinamizadas por diferentes agentes e concretizadas com apoios públicos e privados.
Estas intervenções no espaço público têm procurado servir diversas finalidades, sendo adotadas por alguns municípios enquanto estratégia de reabilitação urbana, de valorização de edifícios degradados ou de reforço de identidades culturais locais.
Partindo de uma reflexão sobre alguns murais artísticos realizados em território nacional e em contexto urbano, com destaque para a cidade de Lisboa, procurar-se-á sistematizar algumas linhas temáticas no que diz respeito à representação e evocação de acontecimentos, personagens e símbolos da história e cultura portuguesa.
Que narrativas identitárias promovem? A que técnicas e linguagens recorrem? Que diálogos estabelecem com as comunidades residentes? A que interpretações se prestam?
ER  -