Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mateus, S., Pereira, J., Santa-Marta, D., Clemente, M. & Seabra, T. (2023). Práticas de patrocínio privado na integração de refugiados: princípios chave e estratégias no espaço europeu. XII Congresso Português de Sociologia – Sociedades polarizadas? Desafios para a Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
S. C. Gomes et al.,  "Práticas de patrocínio privado na integração de refugiados: princípios chave e estratégias no espaço europeu", in XII Congr.o Português de Sociologia – Sociedades polarizadas? Desafios para a Sociologia, Coimbra, 2023
Exportar BibTeX
@misc{gomes2023_1716228742553,
	author = "Mateus, S. and Pereira, J. and Santa-Marta, D. and Clemente, M. and Seabra, T.",
	title = "Práticas de patrocínio privado na integração de refugiados: princípios chave e estratégias no espaço europeu",
	year = "2023",
	url = "https://xii-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2023/inicio/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Práticas de patrocínio privado na integração de refugiados: princípios chave e estratégias no espaço europeu
T2  - XII Congresso Português de Sociologia – Sociedades polarizadas? Desafios para a Sociologia
AU  - Mateus, S.
AU  - Pereira, J.
AU  - Santa-Marta, D.
AU  - Clemente, M.
AU  - Seabra, T.
PY  - 2023
CY  - Coimbra
UR  - https://xii-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2023/inicio/
AB  - O patrocínio privado (PS) e outras formas de apoio comunitário à integração, apesar de relativamente recentes no espaço europeu, estão a tornar-se instrumentos-chave de integração de refugiados e requerentes de asilo. Têm uma crescente relevância a nível local para a promoção de soluções de migração sustentáveis e para a gestão dos desafios migratórios. Apesar das especificidades que caracterizam os diferentes contextos nacionais, um elemento partilhado na implementação das atuais iniciativas parece ser a sua natureza experimental. O Projecto RaCIP, que se concentra no reforço das capacidades das organizações que operam iniciativas de patrocínio privado, tem procurado produzir conhecimento neste domínio. 
Nesta apresentação, procuraremos dar conta dos resultados obtidos a partir da análise crítica de um conjunto de 5 visitas de estudo a práticas de apoio comunitário à integração, realizadas em cinco países, entre setembro de 2021 e junho de 2022. Estas visitas foram parte de um programa de aprendizagem para organizações e profissionais neste domínio. Os 105 participantes nas visitas, parte de um consórcio europeu de nove organizações públicas e privadas de cinco países (Itália, Grécia, Chipre, Portugal, França), produziram 45 relatórios de observação das práticas. Estes relatórios foram posteriormente sujeitos a uma análise de conteúdo, procurando identificar os princípios chave mais significativos que foram encontrados, transversalmente, em todo o conjunto de iniciativas visitadas, em várias dimensões dos processos de integração. 
A análise permitiu identificar uma variedade de princípios que são explorados e postos em prática na criação de estratégias e percursos de integração de refugiados a partir das iniciativas privadas, nomeadamente no âmbito das: a) abordagens - princípios e considerações práticas; b) redes e coordenação; c) participação – diversidade, representação e envolvimento; d) remoção de barreiras à integração; e) sensibilização e proteção contra a discriminação; f) conhecimento, formação e apoio.
ER  -