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Romeiro, D. & Henriques, S. (2023). Supervisão pedagógica no contexto educativo português: Sintomas, perspetivas e práticas. South America Development Society Journal. 9 (27), 291-313
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D. Romeiro and S. A. Henriques,  "Supervisão pedagógica no contexto educativo português: Sintomas, perspetivas e práticas", in South America Development Society Journal, vol. 9, no. 27, pp. 291-313, 2023
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TY  - JOUR
TI  - Supervisão pedagógica no contexto educativo português: Sintomas, perspetivas e práticas
T2  - South America Development Society Journal
VL  - 9
IS  - 27
AU  - Romeiro, D.
AU  - Henriques, S.
PY  - 2023
SP  - 291-313
SN  - 2446-5763
DO  - 10.24325/v9i27p291-313
UR  - https://www.sadsj.org/index.php/revista
AB  - Este artigo baseia-se numa investigação realizada na Universidade Aberta no âmbito do
mestrado em Supervisão Pedagógica. Assume um caráter exploratório, analisando uma
amostra não probabilística de docentes, a lecionar nas diferentes regiões educativas do país
e em distintas fases do seu percurso profissional. Parte da assunção, de caráter
psicossocial, de que o indivíduo e o meio surgem conectados numa relação dialética que os
torna interdependentes. 
Procura conhecer as perspetivas dos docentes acerca da forma como estes valorizam e como reconhecem estarem presentes, nos processos de supervisão pedagógica (SvP) vivenciados, os principais conceitos de SvP que suportam a sua prática hodierna, apresentados sob a forma de afirmações e qual o contributo atribuído pelos docentes às práticas de SvP vivenciadas sobre a modificação das suas práticas pedagógicas, o aumento do sucesso dos seus alunos, o seu desenvolvimento profissional o desenvolvimento do autoconhecimento e crescimento pessoal. Metodologicamente, optou-se por um estudo quantitativo-interpretativo com a aplicação de um inquérito por questionário com respostas fechadas, associadas a uma escala Likert de cinco itens. A análise dos resultados foi orientada pelas seguintes caraterísticas sociodemográficas: i) o tipo de vínculo laboral; ii) o tempo de serviço; iii) as regiões educativas onde lecionam. Os resultados são sintomáticos de que existe, por parte dos docentes uma valorização dos principais construtos teórico-práticos que consubstanciam a SvP, mas os participantes consideram a sua presença, nos processos de SvP vivenciados, bastante mitigada. O contributo das práticas de SvP sobre os quatro aspetos supracitados é considerado, pelos participantes, igualmente bastante reduzido. 
ER  -