Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Romeiro, D. & Henriques, S. (2023). Supervisão pedagógica no contexto educativo português: Sintomas, perspetivas e práticas. South America Development Society Journal. 9 (27), 291-313
D. Romeiro and S. A. Henriques, "Supervisão pedagógica no contexto educativo português: Sintomas, perspetivas e práticas", in South America Development Society Journal, vol. 9, no. 27, pp. 291-313, 2023
@article{romeiro2023_1732393068044, author = "Romeiro, D. and Henriques, S.", title = "Supervisão pedagógica no contexto educativo português: Sintomas, perspetivas e práticas", journal = "South America Development Society Journal", year = "2023", volume = "9", number = "27", doi = "10.24325/v9i27p291-313", pages = "291-313", url = "https://www.sadsj.org/index.php/revista" }
TY - JOUR TI - Supervisão pedagógica no contexto educativo português: Sintomas, perspetivas e práticas T2 - South America Development Society Journal VL - 9 IS - 27 AU - Romeiro, D. AU - Henriques, S. PY - 2023 SP - 291-313 SN - 2446-5763 DO - 10.24325/v9i27p291-313 UR - https://www.sadsj.org/index.php/revista AB - Este artigo baseia-se numa investigação realizada na Universidade Aberta no âmbito do mestrado em Supervisão Pedagógica. Assume um caráter exploratório, analisando uma amostra não probabilística de docentes, a lecionar nas diferentes regiões educativas do país e em distintas fases do seu percurso profissional. Parte da assunção, de caráter psicossocial, de que o indivíduo e o meio surgem conectados numa relação dialética que os torna interdependentes. Procura conhecer as perspetivas dos docentes acerca da forma como estes valorizam e como reconhecem estarem presentes, nos processos de supervisão pedagógica (SvP) vivenciados, os principais conceitos de SvP que suportam a sua prática hodierna, apresentados sob a forma de afirmações e qual o contributo atribuído pelos docentes às práticas de SvP vivenciadas sobre a modificação das suas práticas pedagógicas, o aumento do sucesso dos seus alunos, o seu desenvolvimento profissional o desenvolvimento do autoconhecimento e crescimento pessoal. Metodologicamente, optou-se por um estudo quantitativo-interpretativo com a aplicação de um inquérito por questionário com respostas fechadas, associadas a uma escala Likert de cinco itens. A análise dos resultados foi orientada pelas seguintes caraterísticas sociodemográficas: i) o tipo de vínculo laboral; ii) o tempo de serviço; iii) as regiões educativas onde lecionam. Os resultados são sintomáticos de que existe, por parte dos docentes uma valorização dos principais construtos teórico-práticos que consubstanciam a SvP, mas os participantes consideram a sua presença, nos processos de SvP vivenciados, bastante mitigada. O contributo das práticas de SvP sobre os quatro aspetos supracitados é considerado, pelos participantes, igualmente bastante reduzido. ER -