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Ávila, P. (2023). Estudos extensivos de literacia em Portugal: Um balanço. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 45, 27-50
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P. D. Ávila,  "Estudos extensivos de literacia em Portugal: Um balanço", in Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol. 45, pp. 27-50, 2023
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TY  - JOUR
TI  - Estudos extensivos de literacia em Portugal: Um balanço
T2  - Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
VL  - 45
AU  - Ávila, P.
PY  - 2023
SP  - 27-50
SN  - 0872-3419
DO  - 10.21747/08723419/soctem202a2
UR  - https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/13811
AB  - Em Portugal, a investigação sobre literacia tem um marco inicial bem definido: o Estudo Nacional de Literacia. Neste artigo, revisita-se essa investigação, assim como os principais desenvolvimentos que se lhe seguiram. Começa-se por enquadrar o projeto no contexto mais alargado dos estudos internacionais de avaliação de competências de adultos, destacando a sua singularidade e também a partilha de quadros concetuais e modos de operacionalização. Quase trinta anos após os estudos iniciais, a sociedade e a investigação extensiva sobre as competências dos adultos sofreram consideráveis alterações, representando o PIAAC, o programa internacional atualmente em curso, uma oportunidade para atualizar o conhecimento sobre a literacia da população adulta em Portugal.
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In Portugal,  literacy  research  has  a  well-defined  starting  point:  the  National  Literacy  Study.  This article  revisits  that  research,  as  well  as  the  main  developments  that  followed  it.  It  begins  by contextualising  the  project  in  the  wider  context  of  international  surveys on adult competencies, highlighting  its  uniqueness  and  also  the   sharing  of  conceptual  frameworks  and  modes  of operationalisation.  Almost  thirty  years  after  the  initial  studies, both societies  at  large  and  the extensive  research on adult skills  and competencies  have  undergone  considerable  changes,  and PIAAC,  the  international  programme  currently  underway,  represents  an  opportunity  to  update knowledge about the literacy of adult population in Portugal.
ER  -