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Antunes, J. & Rita, P. (2008). O marketing relacional como novo paradigma: uma análise conceptual. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. 7 (2), 36-46
J. Antunes and P. M. Rita, "O marketing relacional como novo paradigma: uma análise conceptual", in Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, vol. 7, no. 2, pp. 36-46, 2008
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TY - JOUR TI - O marketing relacional como novo paradigma: uma análise conceptual T2 - Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão VL - 7 IS - 2 AU - Antunes, J. AU - Rita, P. PY - 2008 SP - 36-46 SN - 1645-4464 UR - http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpbg/v7n2/v7n2a05.pdf AB - O presente artigo procura analisar a evolução e aceitação, por parte da comunidade científica e académica, da abordagem de marketing relacional como paradigma emergente. São objecto de estudo as insuficiências do marketing transaccional bem como as linhas e determinantes que contribuíram para o desenvolvimento do marketing relacional. Apresentam-se ainda as novas formas de actuação do marketing relacional e as respectivas implicações na gestão das organizações. O trabalho termina com um conjunto de reflexões finais e com um despertar e incentivo para novas investigações em marketing relacional, em Portugal, bem como para uma maior aplicação por parte das organizações. ER -