Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lyrio, B. (2023). Jovens brasileiros em Lisboa: uma busca pela migração de estilo de vida. IV Congresso Internacional da Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE).
Exportar Referência (IEEE)
B. L. Pinho,  "Jovens brasileiros em Lisboa: uma busca pela migração de estilo de vida", in IV Congr.o Internacional da Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE), Lisboa, 2023
Exportar BibTeX
@misc{pinho2023_1725175492669,
	author = "Lyrio, B.",
	title = "Jovens brasileiros em Lisboa: uma busca pela migração de estilo de vida",
	year = "2023",
	howpublished = "Digital",
	url = "http://abre.eu/congressos/abre-iv/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Jovens brasileiros em Lisboa: uma busca pela migração de estilo de vida
T2  - IV Congresso Internacional da Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE)
AU  - Lyrio, B.
PY  - 2023
CY  - Lisboa
UR  - http://abre.eu/congressos/abre-iv/
AB  - Atualmente, os brasileiros constituem a maior população de estrangeiros vivendo em Portugal, sendo que esta nacionalidade possui um perfil mais jovem do que os portugueses. A Área Metropolitana de Lisboa é a que apresenta maior destaque, com praticamente metade da população estrangeira vivendo na capital. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo analisar as trajetórias de jovens brasileiros na cidade de Lisboa com relação as suas buscas pelo que consideram um estilo de vida ideal. Realizamos 15 entrevistas em profundidade com jovens estudantes brasileiros inseridos ou recém-saídos do ensino superior português (mestrados ou doutoramentos, principalmente) para compreender primeiramente, quais são os elementos que envolvem um estilo de vida mais adequado para este grupo, e em segundo lugar, como está sendo este percurso nos âmbitos da educação, mercado de trabalho e habitação, sobretudo. Além das entrevistas, acompanhamos desde fevereiro de 2022 a trajetória de parte destes interlocutores através de trabalho etnográfico ainda em andamento. Constatamos que apesar da maioria dos participantes afirmarem que estão mais próximos do que entendem como qualidade de vida, e de um estilo de vida em conformidade com seus desejos e planos para o futuro, seus caminhos são muitas vezes bastante tortuosos. Eles enfrentam uma série de dificuldades em diversos âmbitos de suas histórias, como por exemplo, constrangimentos no ambiente acadêmico e desilusão com os estudos, trabalho precário com baixos salários e contratos frágeis, e moradias superfaturadas com infraestrutura insuficiente. 
ER  -