Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Maia, J. V. (2024). Um argumento inicial sobre múltiplos exercícios de poder na educação sexual. III Congresso Internacional do CIEG.
Exportar Referência (IEEE)
J. V. Maia,  "Um argumento inicial sobre múltiplos exercícios de poder na educação sexual", in III Congr.o Internacional do CIEG, Lisboa, 2024
Exportar BibTeX
@misc{maia2024_1732209548088,
	author = "Maia, J. V.",
	title = "Um argumento inicial sobre múltiplos exercícios de poder na educação sexual",
	year = "2024",
	url = "http://cieg.iscsp.ulisboa.pt/actividades-do-cieg/3-congresso-internacional/website-do-iii-congresso"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Um argumento inicial sobre múltiplos exercícios de poder na educação sexual
T2  - III Congresso Internacional do CIEG
AU  - Maia, J. V.
PY  - 2024
CY  - Lisboa
UR  - http://cieg.iscsp.ulisboa.pt/actividades-do-cieg/3-congresso-internacional/website-do-iii-congresso
AB  - Esta comunicação tem o objetivo de apresentar um argumento inicial sobre como as vivências com educação sexual escolar são percebidas e representadas nas narrativas sobre experiências de contracepção/reprodução por pessoas autoidentificadas como mulheres e homens heterossexuais, bissexuais e homossexuais que vivem em Lisboa (Portugal). Para isto, consideram-se os dados de uma investigação etnográfica multi-situada (Marcus, 1995) ainda não finalizada, desenvolvidos entre 2021 e 2023. Têm-se em apreciação (i) histórias pessoais narradas relatos de vida (Kofes, 1994), construídos através de entrevistas; (ii) a existência de legislação nacional específica sobre educação sexual em meio escolar, a exemplo da Lei 3/84 de 24 de março e da Lei 60/2009 de 6 de agosto; (iii) e o debate público sobre a questão registado em meios de comunicação social neste período, tomando como exemplo a página online do jornal Público. A partir destes três espaços onde as experiências reprodutivas e contraceptivas são formuladas, baseio-me em debates sobre gênero, sexualidade, reprodução social e poder para elaborar o foco deste argumento: uma observação sobre como exercícios de poder relativos ao ter-ou-não-ter-filhos são vividos e significados entre múltiplas camadas de relações sociais e em dinâmicas diversas entre o Estado, a escola e as vidas quotidianas, procurando construir uma reflexão sobre as bases socioculturais desses exercícios de poder. Esta comunicação integra a investigação que desenvolvo para minha tese doutoral a respeito da multidimensionalidade dos exercícios de poder que atravessam as experiências contraceptivas.

ER  -