Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Paisana, M., Foá, C., Vasconcelos, A., Couraceiro, P., Ferro-Santos, S., Margato, A....Crespo, M. (2024). Uma taxonomia para a literacia para os media em Portugal - Caracterização de atores, iniciativas e linhas de intervenção. Observatorio (OBS*). 18 (5), 58-82
M. P. Morais et al., "Uma taxonomia para a literacia para os media em Portugal - Caracterização de atores, iniciativas e linhas de intervenção", in Observatorio (OBS*), vol. 18, no. 5, pp. 58-82, 2024
@article{morais2024_1732208998206, author = "Paisana, M. and Foá, C. and Vasconcelos, A. and Couraceiro, P. and Ferro-Santos, S. and Margato, A. and Crespo, M.", title = "Uma taxonomia para a literacia para os media em Portugal - Caracterização de atores, iniciativas e linhas de intervenção", journal = "Observatorio (OBS*)", year = "2024", volume = "18", number = "5", doi = "10.15847/obsOBS18520242439", pages = "58-82", url = "https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2439" }
TY - JOUR TI - Uma taxonomia para a literacia para os media em Portugal - Caracterização de atores, iniciativas e linhas de intervenção T2 - Observatorio (OBS*) VL - 18 IS - 5 AU - Paisana, M. AU - Foá, C. AU - Vasconcelos, A. AU - Couraceiro, P. AU - Ferro-Santos, S. AU - Margato, A. AU - Crespo, M. PY - 2024 SP - 58-82 SN - 1646-5954 DO - 10.15847/obsOBS18520242439 UR - https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2439 AB - A literacia para os media, que engloba competências e conhecimentos considerados essenciais para a participação cívica na vida social, política e profissional, é uma área que tem revelado um crescimento constante. Em Portugal, há um leque vasto de entidades que têm desenvolvido iniciativas de literacia para os media, desde órgãos do Estado, universidades, centros de investigação, centros de formação, organizações de media, entre outros. Estes atores estão a adotar diversas abordagens e a literacia para os media está a ser promovida através de formações, publicações académicas, projetos sociais ou plataformas de aprendizagem. Estas ações, concretizadas em ambientes mais ou menos formais, são direcionadas para diferentes públicos-alvo, desde crianças em idade pré-escolar até idosos. Partindo da multiplicidade de abordagens teóricas ao conceito de literacia para os media, este estudo procura compreender até que ponto essa diversidade está refletida na multiplicidade de atores, abordagens e públicos-alvo envolvidos na promoção da literacia para os media em Portugal. Para concretizar esse objetivo, através de duas grelhas de análise -uma dedicada aos atores e outra às suas intervenções -, realizou-se um mapeamento das entidades portuguesas que se dedicam à literacia para os media, procurando identificar as tipologias de organizações e as áreas profissionais de pertença, os seus públicos-alvo, a incidência da literacia promovida e os instrumentos pedagógicos utilizados. Os resultados são apresentados na forma de uma taxonomia dos atores envolvidos na operacionalização de iniciativas de literacia para os media em Portugal, permitindo caracterizar a paisagem da promoção desta literacia e as suas redes constitutivas, bem como identificar áreas a explorar e as tipologias de públicos-alvo que carecem de iniciativas direcionadas para as suas necessidades. A identificação das práticas empíricas de promoção da literacia para os media em Portugal permite ainda contribuir para o debate global e teórico-conceptual em torno do tema, nomeadamente em termos da volatilidade do conceito, da sua propensão para a mudança e da readaptação de acordo com os contextos do seu uso. ____ Media literacy, which encompasses skills and knowledge considered essential for civic participation in social, political, and professional life, is an area that has been growing steadily. In Portugal, there is a wide range of entities that have developed media literacy initiatives, from public entities, universities, research centers, training centers, media organizations, among others. These actors are adopting different approaches and media literacy is being promoted through training, academic publications, social projects, and learning platforms. These actions, carried out in more or less formal environments, are aimed at different target audiences, from pre-school children to the elderly. Based on the multiplicity of theoretical approaches to the concept of media literacy, this study seeks to understand the extent to which this diversity is reflected in the multiplicity of actors, approaches and target audiences involved in promoting media literacy in Portugal. To achieve this goal, using two analysis grids, one dedicated to the actors and the other to their interventions, a mapping of Portuguese entities dedicated to media literacy was carried out, seeking to identify the types of organizations and the professional areas to which they belong, their target audiences, the incidence of literacy promoted, and the pedagogical tools used. The results are presented in the form of a taxonomy of the actors involved in the operationalization of media literacy initiatives in Portugal, making it possible to characterize the landscape of this literacy promotion and its constituent networks, as well as to identify areas to be explored and the types of target audiences in need of initiatives aimed at their needs. The identification of empirical practices to promote media literacy in Portugal also makes it possible to contribute to the global theoretical-conceptual debate on the subject, particularly in terms of the volatility of the concept, its propensity for change and its readaptation according to the contexts in which it is used. ER -