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Paisana, M., Foá, C., Vasconcelos, A., Couraceiro, P., Ferro-Santos, S., Margato, A....Crespo, M. (2024). Uma taxonomia para a literacia para os media em Portugal - Caracterização de atores, iniciativas e linhas de intervenção. Observatorio (OBS*). 18 (5), 58-82
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M. P. Morais et al.,  "Uma taxonomia para a literacia para os media em Portugal - Caracterização de atores, iniciativas e linhas de intervenção", in Observatorio (OBS*), vol. 18, no. 5, pp. 58-82, 2024
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TY  - JOUR
TI  - Uma taxonomia para a literacia para os media em Portugal - Caracterização de atores, iniciativas e linhas de intervenção
T2  - Observatorio (OBS*)
VL  - 18
IS  - 5
AU  - Paisana, M.
AU  - Foá, C.
AU  - Vasconcelos, A.
AU  - Couraceiro, P.
AU  - Ferro-Santos, S.
AU  - Margato, A.
AU  - Crespo, M.
PY  - 2024
SP  - 58-82
SN  - 1646-5954
DO  - 10.15847/obsOBS18520242439
UR  - https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2439
AB  - A literacia para os media, que engloba competências e conhecimentos considerados essenciais para a participação cívica na vida social, política e profissional, é uma área que tem revelado um crescimento constante. Em Portugal, há um leque vasto de entidades que têm desenvolvido iniciativas de literacia para os media, desde órgãos do Estado, universidades, centros de investigação, centros de formação, organizações de media, entre outros. Estes atores estão a adotar diversas abordagens e a literacia para os  media  está  a  ser  promovida  através  de  formações,  publicações  académicas,  projetos  sociais  ou plataformas de aprendizagem. Estas ações, concretizadas em ambientes mais ou menos formais, são direcionadas para diferentes públicos-alvo, desde crianças em idade pré-escolar até idosos. 
Partindo da multiplicidade de abordagens teóricas ao conceito de literacia para os media, este estudo procura  compreender  até  que  ponto  essa  diversidade  está  refletida  na  multiplicidade  de  atores, abordagens e públicos-alvo envolvidos na promoção da literacia para os media em Portugal. 
Para concretizar esse objetivo, através de duas grelhas de análise -uma dedicada aos atores e outra às suas intervenções -, realizou-se um mapeamento das entidades portuguesas que se dedicam à literacia para os media, procurando identificar as tipologias de organizações e as áreas profissionais de pertença, os seus públicos-alvo, a incidência da literacia promovida e os instrumentos pedagógicos utilizados. Os resultados são apresentados na forma de uma taxonomia dos atores envolvidos na operacionalização de iniciativas de literacia para os media em Portugal, permitindo caracterizar a paisagem da promoção desta literacia e as suas redes constitutivas, bem como identificar áreas a explorar e as tipologias de públicos-alvo que carecem de iniciativas direcionadas para as suas necessidades. A identificação das práticas empíricas de promoção da literacia para os media em Portugal permite ainda contribuir para o debate global e teórico-conceptual em torno do tema, nomeadamente em termos da volatilidade do conceito, da sua propensão para a mudança e da readaptação de acordo com os contextos do seu uso.
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Media literacy, which encompasses skills and knowledge considered essential for civic participation in social, political, and professional life, is an area that has been growing steadily. In Portugal, there is a wide range of entities that have developed media literacy initiatives, from public entities, universities, research  centers,  training  centers,  media  organizations,  among  others.  These  actors  are  adopting different  approaches  and  media  literacy  is  being  promoted  through  training,  academic  publications, social projects, and learning platforms. These actions, carried out in more or less formal environments, are aimed at different target audiences, from pre-school children to the elderly. 
Based on the multiplicity of theoretical approaches to the concept of media literacy, this study seeks to understand the extent to which this diversity is reflected in the multiplicity of actors, approaches and target audiences involved in promoting media literacy in Portugal. 
To  achieve  this  goal,  using  two  analysis  grids,  one  dedicated  to  the actors  and  the  other  to  their interventions, a mapping of Portuguese entities dedicated to media literacy was carried out, seeking to identify  the  types  of  organizations  and  the  professional  areas  to  which  they  belong,  their  target audiences, the incidence of literacy promoted, and the pedagogical tools used. The results are presented in the form of a taxonomy of the actors involved in the operationalization of media literacy initiatives in Portugal, making it possible to characterize the landscape of this literacy promotion and its constituent networks,  as  well  as  to  identify  areas  to  be  explored  and  the  types  of  target  audiences  in  need  of initiatives aimed at their needs. The identification of empirical practices to promote media literacy  in Portugal also makes it possible to contribute to the global theoretical-conceptual debate on the subject, particularly  in  terms  of  the  volatility  of  the  concept,  its  propensity  for  change  and  its  readaptation according to the contexts in which it is used.

ER  -