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Ruxa, A. C., Ferreira, J. M. L. & Eiras, M. (2023). Intervention Processes in CPCJ - Families' Views and Feelings. ECSWE 2023 Porto / Matosinhos.
A. C. Ruxa et al., "Intervention Processes in CPCJ - Families' Views and Feelings", in ECSWE 2023 Porto / Matosinhos, Matosinhos/Porto, 2023
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TY - CPAPER TI - Intervention Processes in CPCJ - Families' Views and Feelings T2 - ECSWE 2023 Porto / Matosinhos AU - Ruxa, A. C. AU - Ferreira, J. M. L. AU - Eiras, M. PY - 2023 CY - Matosinhos/Porto AB - A proteção à criança é uma área relativamente nova no desenvolvimento internacional e nacional, não obstante o progresso a que se tem vindo a assistir nas últimas décadas, no contexto ocidental, com o desenvolvimento de políticas públicas de bem-estar e de proteção, assentes na Convenção sobre os Direitos da Criança, mantendo-se a necessidade de luta contínua pela concretização de direitos e pela qualidade dos serviços ou parcerias que a facilitam. No que concerne às CPCJ, a avaliação formal que tem vindo a ser realizada, predominantemente estatística, através dos relatórios anuais, além de não abranger a visão dos beneficiários diretos (crianças e famílias) sobre as intervenções, ainda fica aquém na aferição dos resultados práticos de impacto junto das populações acompanhadas, pouco espelhando a riqueza e a qualidade da intervenção efetuada, o que tentamos em parte desta investigação, ao ser dada voz direta a quem beneficiou/contactou, diretamente, com as CPCJ. Os dados a apresentar neste poster são extraídos duma investigação mais lata intitulada “Sistema de Proteção à Criança e Indicadores da Qualidade nas CPCJ”, de filosofia pragmatista, lógica de investigação dedutiva-indutiva e, nesta parte, predominantemente qualitativa, com recurso à entrevista narrativa/episódica, realizada junto de 10 famílias, residentes em várias regiões de Portugal Continental. Foram definidos critérios prévios para a sua seleção aleatória. Apesar “do que se diz sobre as CPCJ”, as famílias entrevistadas continuam a reconhecer validade e utilidadena assunção do papel mandatado dos profissionais, no cumprimento dos desígnios que lhes foramatribuídos, na aceção de Lipsky (2019). ER -