Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Raposo, Otávio (2024). Para além do olhar institucional: a etnografia na compreensão das políticas públicas. Fórum de Pesquisas CIES - Reflexividade e Inovação Metodológica nas Ciências Sociais.
Exportar Referência (IEEE)
O. R. Raposo,  "Para além do olhar institucional: a etnografia na compreensão das políticas públicas", in Fórum de Pesquisas CIES - Reflexividade e Inovação Metodológica nas Ciências Sociais, Lisboa, 2024
Exportar BibTeX
@misc{raposo2024_1731980398985,
	author = "Raposo, Otávio",
	title = "Para além do olhar institucional: a etnografia na compreensão das políticas públicas",
	year = "2024",
	url = "https://cies.iscte-iul.pt/np4/4038.html"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Para além do olhar institucional: a etnografia na compreensão das políticas públicas
T2  - Fórum de Pesquisas CIES - Reflexividade e Inovação Metodológica nas Ciências Sociais
AU  - Raposo, Otávio
PY  - 2024
CY  - Lisboa
UR  - https://cies.iscte-iul.pt/np4/4038.html
AB  - Diante da crescente relevância das práticas artístico-culturais da juventude de territórios segregados, diferentes organismos do Estado passaram a incentivar que artistas e lideranças comunitárias se tornassem parceiros de uma nova geração de políticas públicas mais participativas e inclusivas. Este é o caso do Programa Escolhas e de um conjunto de intervenções institucionalizadas de street art em Portugal, em que a criatividade dos jovens é frequentemente mobilizada como dispositivo de agenciamento e governança das margens urbanas. 
A presente comunicação pretende enquadrar algumas dessas políticas públicas, realçando a importância do método etnográfico para se ir além da perspetiva institucional. Incorporar a experiência vivida dos sujeitos através de etnografias detalhadas é condição sine qua non para se compreender a implementação das políticas públicas “a partir de baixo”, avaliando os seus impactos nos espaços quotidianos.

ER  -