Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Carvalho, C., Barreto, M., Silva, Rui da, Santos, F. & Jabula, I. (2023). Perfil do Estudante dos PALOP nas Instituições do Ensino Superior em Portugal: caracterização, expetativas, constrangimentos (2015-2021).
C. A. Piçarra et al., "Perfil do Estudante dos PALOP nas Instituições do Ensino Superior em Portugal: caracterização, expetativas, constrangimentos (2015-2021)",, 2023
@techreport{piçarra2023_1732189851389, author = "Carvalho, C. and Barreto, M. and Silva, Rui da and Santos, F. and Jabula, I.", title = "Perfil do Estudante dos PALOP nas Instituições do Ensino Superior em Portugal: caracterização, expetativas, constrangimentos (2015-2021)", year = "2023", number = "", institution = "CEI-IUL", address = "" }
TY - RPRT TI - Perfil do Estudante dos PALOP nas Instituições do Ensino Superior em Portugal: caracterização, expetativas, constrangimentos (2015-2021) AU - Carvalho, C. AU - Barreto, M. AU - Silva, Rui da AU - Santos, F. AU - Jabula, I. PY - 2023 AB - O Centro de Estudos Internacionais do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, O Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria realizaram, com o apoio do Camões IP, um Estudo e Conferência sobre o Perfil do Estudante dos PALOP nas IES em Portugal: caracterização, expetativas, dificuldades. Pretendeu-se com esta iniciativa dar continuidade à reflexão sobre a cooperação a nível da Educação entre os países africanos e outros países, à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 4 e o ODS 8. O número de estudantes, provenientes dos PALOP, no sistema universitário português, tem vindo a crescer na última década de forma visível. Os estudos existentes sobre estes estudantes são escassos e de caracter monográfico. Urge um conhecimento desta nova realidade, em que Portugal se posiciona de acordo com os ODS (nomeadamente ODS4 e ODS8) facilitando a formação avançada de estudantes. Neste quadro, o projeto sobre o Perfil dos Estudantes dos PALOP nas Instituições do Ensino Superior Português (PEPIP) visou: • Mapear a evolução do número de estudantes africanos, provenientes dos PALOP, em Portugal de 2015 a 2021 • Caracterizar o processo de integração dos estudantes • Caracterizar o perfil do estudante dos PALOP em Portugal • Conhecer as expetativas dos estudantes para a formação e a pós-formação. ER -