Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Carvalho, C., Barreto, M., Silva, Rui da, Santos, F. & Jabula, I. (2023). Perfil do Estudante dos PALOP nas Instituições do Ensino Superior em Portugal: caracterização, expetativas, constrangimentos (2015-2021).
Exportar Referência (IEEE)
C. A. Piçarra et al.,  "Perfil do Estudante dos PALOP nas Instituições do Ensino Superior em Portugal: caracterização, expetativas, constrangimentos (2015-2021)",, 2023
Exportar BibTeX
@techreport{piçarra2023_1735578005201,
	author = "Carvalho, C. and Barreto, M. and Silva, Rui da and Santos, F. and Jabula, I.",
	title = "Perfil do Estudante dos PALOP nas Instituições do Ensino Superior em Portugal: caracterização, expetativas, constrangimentos (2015-2021)",
	year = "2023",
	number = "",
	institution = "CEI-IUL",
	address = ""
}
Exportar RIS
TY  - RPRT
TI  - Perfil do Estudante dos PALOP nas Instituições do Ensino Superior em Portugal: caracterização, expetativas, constrangimentos (2015-2021)
AU  - Carvalho, C.
AU  - Barreto, M.
AU  - Silva, Rui da
AU  - Santos, F.
AU  - Jabula, I.
PY  - 2023
AB  - O Centro de Estudos Internacionais do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, O Centro de
Estudos Africanos da Universidade do Porto e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
do Instituto Politécnico de Leiria realizaram, com o apoio do Camões IP, um Estudo e Conferência
sobre o Perfil do Estudante dos PALOP nas IES em Portugal: caracterização, expetativas,
dificuldades. Pretendeu-se com esta iniciativa dar continuidade à reflexão sobre a cooperação a
nível da Educação entre os países africanos e outros países, à luz dos Objetivos do
Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 4 e o ODS 8.
O número de estudantes, provenientes dos PALOP, no sistema universitário português, tem vindo
a crescer na última década de forma visível. Os estudos existentes sobre estes estudantes são
escassos e de caracter monográfico. Urge um conhecimento desta nova realidade, em que Portugal
se posiciona de acordo com os ODS (nomeadamente ODS4 e ODS8) facilitando a formação
avançada de estudantes. Neste quadro, o projeto sobre o Perfil dos Estudantes dos PALOP nas
Instituições do Ensino Superior Português (PEPIP) visou:
• Mapear a evolução do número de estudantes africanos, provenientes dos PALOP,
em Portugal de 2015 a 2021
• Caracterizar o processo de integração dos estudantes
• Caracterizar o perfil do estudante dos PALOP em Portugal
• Conhecer as expetativas dos estudantes para a formação e a pós-formação.
ER  -