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Caetano, P., Mendes, M. M., Pinheiro, S., Mourão, S. & Candeias, P. (2023). Investigação em contexto escolar. In Maria Manuela Mendes (Ed.), Ciganos/Roma e educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento. (pp. 61-90). Lisboa: Mundos Sociais.
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P. Caetano et al.,  "Investigação em contexto escolar", in Ciganos/Roma e educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento, Maria Manuela Mendes, Ed., Lisboa, Mundos Sociais, 2023, pp. 61-90
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TY  - CHAP
TI  - Investigação em contexto escolar
T2  - Ciganos/Roma e educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento
AU  - Caetano, P.
AU  - Mendes, M. M.
AU  - Pinheiro, S.
AU  - Mourão, S.
AU  - Candeias, P.
PY  - 2023
SP  - 61-90
CY  - Lisboa
UR  - https://www.mundossociais.com/livro/ciganosroma-e-educacao/134 
AB  - Apesar de haver uma crescente presença de estudantes ciganos/as na escola pública, raramente as suas vozes são escutadas, nomeadamente, pouco se sabe sobre as
suas experiências escolares. As famílias e, sobretudo, os pais também são raramente auscultados. Paralelamente, acresce que a pesquisa comparativa com outros jovens não-ciganos/as caracteriza-se por ser igualmente escassa (Bhopal e Myers,
2009; Zachos e Panagiotidou, 2019). Tendo em conta a literatura científica sobre as
perceções dos/as professores/as perante os/as alunos/as ciganos/as, importa abordar de forma sucinta algumas premissas em que assentam alguns equívocos ou até
falácias em torno da relação entre os/as ciganos/as e a escola. Primeiramente, e no
que se refere ao insucesso escolar dos estudantes ciganos/as, as abordagens teóricas dividem-se basicamente em duas perspetivas: as que presumem que a desigualdade é desencadeada por características dos/as estudantes pertencentes a
minorias (e dos seus pais e/ou comunidades), versus as que enfatizam as características institucionais e os discursos dominantes (Brüggemann e D’Arcy, 2017). Com
efeito, várias pesquisas realizadas em contexto nacional (Mendes, Magano e Costa,
2020) e internacional evidenciam claramente que os/as professores/as tendem a
desresponsabilizar-se pelos resultados escolares dos/as estudantes ciganos/as,
transferindo essa responsabilidade para os/as próprios/as estudantes e para os
seus pais. Todavia, quase nunca questionam ou colocam em causa fatores associados ao seu papel como professor/a (Gimenez Adelantado, Piasere e Liegeois, 2002;
Pecek, Cuk e Lesar, 2008; Carmona Santiago et al., 2019).
ER  -