Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Caetano, P., Mendes, M. M., Pinheiro, S., Mourão, S. & Candeias, P. (2023). Investigação em contexto escolar. In Maria Manuela Mendes (Ed.), Ciganos/Roma e educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento. (pp. 61-90). Lisboa: Mundos Sociais.
P. Caetano et al., "Investigação em contexto escolar", in Ciganos/Roma e educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento, Maria Manuela Mendes, Ed., Lisboa, Mundos Sociais, 2023, pp. 61-90
@incollection{caetano2023_1766438687386,
author = "Caetano, P. and Mendes, M. M. and Pinheiro, S. and Mourão, S. and Candeias, P.",
title = "Investigação em contexto escolar",
chapter = "",
booktitle = "Ciganos/Roma e educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento",
year = "2023",
volume = "",
series = "",
edition = "",
pages = "61-61",
publisher = "Mundos Sociais",
address = "Lisboa",
url = "https://www.mundossociais.com/livro/ciganosroma-e-educacao/134 "
}
TY - CHAP TI - Investigação em contexto escolar T2 - Ciganos/Roma e educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento AU - Caetano, P. AU - Mendes, M. M. AU - Pinheiro, S. AU - Mourão, S. AU - Candeias, P. PY - 2023 SP - 61-90 CY - Lisboa UR - https://www.mundossociais.com/livro/ciganosroma-e-educacao/134 AB - Apesar de haver uma crescente presença de estudantes ciganos/as na escola pública, raramente as suas vozes são escutadas, nomeadamente, pouco se sabe sobre as suas experiências escolares. As famílias e, sobretudo, os pais também são raramente auscultados. Paralelamente, acresce que a pesquisa comparativa com outros jovens não-ciganos/as caracteriza-se por ser igualmente escassa (Bhopal e Myers, 2009; Zachos e Panagiotidou, 2019). Tendo em conta a literatura científica sobre as perceções dos/as professores/as perante os/as alunos/as ciganos/as, importa abordar de forma sucinta algumas premissas em que assentam alguns equívocos ou até falácias em torno da relação entre os/as ciganos/as e a escola. Primeiramente, e no que se refere ao insucesso escolar dos estudantes ciganos/as, as abordagens teóricas dividem-se basicamente em duas perspetivas: as que presumem que a desigualdade é desencadeada por características dos/as estudantes pertencentes a minorias (e dos seus pais e/ou comunidades), versus as que enfatizam as características institucionais e os discursos dominantes (Brüggemann e D’Arcy, 2017). Com efeito, várias pesquisas realizadas em contexto nacional (Mendes, Magano e Costa, 2020) e internacional evidenciam claramente que os/as professores/as tendem a desresponsabilizar-se pelos resultados escolares dos/as estudantes ciganos/as, transferindo essa responsabilidade para os/as próprios/as estudantes e para os seus pais. Todavia, quase nunca questionam ou colocam em causa fatores associados ao seu papel como professor/a (Gimenez Adelantado, Piasere e Liegeois, 2002; Pecek, Cuk e Lesar, 2008; Carmona Santiago et al., 2019). ER -
Português