Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lavareda, A, Afonso, J.R. & Santos, N. (2024). Portugal e Brasil - Duas Nações em Harmonia. São Paulo. Almedina.
Exportar Referência (IEEE)
A. Lavareda et al.,  Portugal e Brasil - Duas Nações em Harmonia, São Paulo, Almedina, 2024
Exportar BibTeX
@book{lavareda2024_1732200990098,
	author = "Lavareda, A and Afonso, J.R. and Santos, N.",
	title = "",
	year = "2024",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "Coleção FIBE",
	edition = "",
	publisher = "Almedina",
	address = "São Paulo",
	url = "https://www.almedina.net/portugal-e-brasil-duas-nacoes-em-harmonia-1709867022.html"
}
Exportar RIS
TY  - BOOK
TI  - Portugal e Brasil - Duas Nações em Harmonia
AU  - Lavareda, A
AU  - Afonso, J.R.
AU  - Santos, N.
PY  - 2024
CY  - São Paulo
UR  - https://www.almedina.net/portugal-e-brasil-duas-nacoes-em-harmonia-1709867022.html
AB  - O livro baseia-se num estudo inédito e simultâneo sobre a percepção no Brasil e em Portugal sobre o bicentenário da independência. No estudo, foi abordado um amplo conjunto de temas, como o nível de conhecimento sobre o bicentenário, a opinião acerca da relação entre os dois países, e as expectativas para os próximos anos.
O livro olha para o passado, para o presente e para o futuro da história dos dois países. Há 200 anos, a independência brasileira teve características marcantes e peculiares no cenário internacional e de época. Não envolveu a ruptura contra seu antigo colonizador, tão comum em outras colónias. Não houve a fragmentação do território, da organização política e da língua, mas é inegável que se pagou um preço alto, inclusive, ao acabar com diferentes rebeliões regionais e se manter a escravidão por décadas.
Após 200 anos, a sociedade, a economia, brasileira e mundial, atravessam um período de transformações radicais, provocadas, dentre outras, pela revolução digital, pandemia, desequilíbrio ambiental, guerra no velho centro do mundo, desigualdades sociais e ameaças à democracia. Alguns desafios brasileiros ainda não foram superados e surgem outros, e imensos, para tornar uma nação independente e integrada. Agora, a expectativa é de melhores condições de vida, com menos desigualdade, social e econômica, com mais respeito à diversidade e com sustentabilidade ambiental, ou seja, que se possa ter uma nação, uma sociedade e uma economia mais sólidas e justas do que hoje ou do que há dois séculos. Muitos fatores conspiram para que Brasil e Portugal venham estreitar ainda mais seus laços de amizade e parceria. Na sociedade e na economia moderna, cada vez mais globalizada, ser uma nação realmente independente exige integração aos valores, aos padrões de vida e de negócios e, sobretudo, aos compromissos com a sustentabilidade, ambiental e social.

ER  -