Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Carolino, G. S., Capucha, Luís & Vasconcelos, F. H. L. (2024). Competências digitais do gestor escolar: uma discussão acerca da relevância, práticas e desafios. EDUSER. 1-14
S. G. Carolino et al., "Competências digitais do gestor escolar: uma discussão acerca da relevância, práticas e desafios", in EDUSER, pp. 1-14, 2024
@null{carolino2024_1716190413232, year = "2024", url = "https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser" }
TY - GEN TI - Competências digitais do gestor escolar: uma discussão acerca da relevância, práticas e desafios T2 - EDUSER AU - Carolino, G. S. AU - Capucha, Luís AU - Vasconcelos, F. H. L. PY - 2024 SP - 1-14 SN - 1645-4774 UR - https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser AB - Os novos modelos educacionais exigem profissionais que interajam com a tecnologia digital, não apenas com familiaridade, mas com capacidade de aplicação estratégica e proativa destesrecursos. A realidade exige uma redefinição constante de práticas educativas e as competências digitais do Gestor Escolar emergem como fundamentais para a inovação, fomento e eficiência das ações educativas. O objetivo do presente estudo é investigar as definições, contextos profissionais e perspectivasda relação do Gestor Escolar com a tecnologiadigital. Partimos da seguinte pergunta: de que formaé que as práticas profissionais dos Gestores Escolares, e os desafios que enfrentam, refletem a necessidade de desenvolvimento das competências digitais? O estudo justifica-se por avançar com a discussão sobre as necessidades profissionais específicas e prática dos Gestores Escolares. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática da literatura conduzida pelas etapas de planeamento, condução e descrição do estudo. Foram utilizadas bases de dados, nacionais e internacionais, Scopes, B-on e Repositório Capes para a busca deestudos correlatos ao tema. Em suma, todos os estudos analisados ratificaram a necessidade e relevância das Competências Digitais doGestor Escolar na atual conjuntura educacional, no entanto, uma lacuna conceitual significativa é identificada, pois os textos não uma vez que os textos não detalham quais ações específicas compõem esse conjunto de competências. Adicionalmente, o estudo identificou necessidades e desafios particulares relacionados à aquisição e aplicação destas competências,como a falta de modelos pedagógicos nacionais fundamentados em práticas digitais. Foi apontada aindaa carência de políticas públicas de investimento em estrutura e formação para uma gestão escolar inovadora e alinhada com as demandas contemporâneas. ER -