Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lopes, F. & Henriques, S, (2024). A supervisão pedagógica na formação de profissionais: Contributos para a alteração das práticas formativas. Dialogia. 48
Exportar Referência (IEEE)
F. Lopes and S. A. Henriques,  "A supervisão pedagógica na formação de profissionais: Contributos para a alteração das práticas formativas", in Dialogia, no. 48, 2024
Exportar BibTeX
@article{lopes2024_1732203082104,
	author = "Lopes, F. and Henriques, S,",
	title = "A supervisão pedagógica na formação de profissionais: Contributos para a alteração das práticas formativas",
	journal = "Dialogia",
	year = "2024",
	volume = "",
	number = "48",
	doi = "10.5585/48.2024.26244",
	url = "https://periodicos.uninove.br/dialogia/about"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - A supervisão pedagógica na formação de profissionais: Contributos para a alteração das práticas formativas
T2  - Dialogia
IS  - 48
AU  - Lopes, F.
AU  - Henriques, S,
PY  - 2024
SN  - 1677-1303
DO  - 10.5585/48.2024.26244
UR  - https://periodicos.uninove.br/dialogia/about
AB  - Este artigo baseia-se numa pesquisa realizada no contexto do Mestrado em Supervisão Pedagógica na Universidade Aberta, com o objetivo de entender qual o papel da supervisão pedagógica (SvP) nas práticas formativas, compreender o seu papel no desempenho profissional dos trabalhadores, analisar a perceção dos decisores da formação sobre modelos de supervisão e identificar os modelos de SvP presentes na formação contínua da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). No estudo, optouse por uma abordagem mista de estudo de caso com finalidade exploratória e descritiva e foram empregues como técnicas de recolha de dados o inquérito por entrevista. Os resultados revelaram mudanças nas práticas formativas, visando preparar os funcionários para as suas funções atuais e futuras. A SvP da formação na AT mostrou-se pouco estruturada, com diferentes níveis e atores envolvidos, predominantemente vertical e diretiva, embora haja indícios de supervisão colaborativa.

ER  -