Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Sousa, I.C., Entradas, M., Yan, F., Soares, C., Leão, M. J. & Ferreira, R. H. (2024). O papel das instituições científicas no envolvimento público na ciência: vozes de stakeholders institucionais. 12.º Congresso da SciComPt 2024.
Exportar Referência (IEEE)
I. C. Sousa et al.,  "O papel das instituições científicas no envolvimento público na ciência: vozes de stakeholders institucionais", in 12.º Congr.o da SciComPt 2024, Braga, 2024
Exportar BibTeX
@misc{sousa2024_1721644068828,
	author = "Sousa, I.C. and Entradas, M. and Yan, F. and Soares, C. and Leão, M. J. and Ferreira, R. H.",
	title = "O papel das instituições científicas no envolvimento público na ciência: vozes de stakeholders institucionais",
	year = "2024",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://scicom.pt/congresso2024/home"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - O papel das instituições científicas no envolvimento público na ciência: vozes de stakeholders institucionais
T2  - 12.º Congresso da SciComPt 2024
AU  - Sousa, I.C.
AU  - Entradas, M.
AU  - Yan, F.
AU  - Soares, C.
AU  - Leão, M. J.
AU  - Ferreira, R. H.
PY  - 2024
CY  - Braga
UR  - https://scicom.pt/congresso2024/home
AB  - A confiança do público na ciência tem sido uma preocupação para diversas instituições e governos. Apesar de serem inúmeros os inquéritos nacionais que apontam para uma atitude positiva do público em relação à ciência em diferentes países, menos é sabido sobre o papel das instituições científicas na promoção dessa confiança, e envolvimento do público na ciência.
O projeto europeu POIESIS (Probing the impact of integrity and integration on societal trust in science) pretende contribuir para estas questões através da realização de grupos focais em sete países, investigando de que forma, na perspetiva de diferentes stakeholders institucionais, a integração da sociedade na ciência pode ser promovida pelas instituições de forma a contribuir para maior confiança pública na ciência. Em Portugal, foram realizados três grupos focais, em fevereiro de 2024, dois presenciais e um online, que contaram com a participação de 20 stakeholders institucionais a desempenhar funções de gestão e de comunicação de ciência em universidades, centros de investigação, e projetos de ciência cidadã, e de três co-investigadoras que desempenharam o papel de moderador da discussão.
Os resultados revelam que a comunicação de ciência é fundamental na aproximação do público à ciência, identificando novas ferramentas para auscultar os cidadãos e formas diferentes e atrativas de comunicar ciência. Para isso, segundo os participantes, é necessário reforçar as capacidades dos gabinetes de comunicação das instituições, disponibilizando mais recursos e criando sinergias entre si. Esta apresentação destaca, assim, o papel dos stakeholders na promoção da integração do público na ciência e de um diálogo construtivo entre sociedade e ciência, um instrumento promotor de acessibilidade e inclusão na comunicação de ciência.
Estes resultados podem informar políticas públicas nacionais e europeias para uma ciência mais aberta e inclusiva, bem como informar as vozes de comunicação de ciência sobre estratégias de comunicação institucional que contribuem para o envolvimento do público na ciência e confiança.
ER  -