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Carolino, S. G., Capucha, L. M., Vasconcelos, F. H. L. & Silva, C. C. da. (2024). Competências digitais do gestor escolar: Uma discussão acerca da relevância, práticas e desafios. Revista EduSer. N/A
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S. G. Carolino et al.,  "Competências digitais do gestor escolar: Uma discussão acerca da relevância, práticas e desafios", in Revista EduSer, vol. N/A, 2024
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TY  - JOUR
TI  - Competências digitais do gestor escolar: Uma discussão acerca da relevância, práticas e desafios
T2  - Revista EduSer
VL  - N/A
AU  - Carolino, S. G.
AU  - Capucha, L. M.
AU  - Vasconcelos, F. H. L.
AU  - Silva, C. C. da.
PY  - 2024
DO  - 10.34620/eduser.v16i1.271
UR  - https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/about
AB  - Os novos modelos educacionais exigem profissionais que interajam com a tecnologia digital, não apenas com familiaridade, mas com capacidade de aplicação estratégica e proativa destes recursos. A realidade exige uma redefinição constante de práticas educativas e as competências digitais do Gestor Escolar emergem como fundamentais para a inovação, fomento e eficiência das ações educativas. O objetivo do presente estudo é investigar as definições, contextos profissionais e perspectivas da relação do Gestor Escolar com a tecnologia digital. Partimos da seguinte pergunta: de que forma é que as práticas profissionais dos Gestores Escolares, e os desafios que enfrentam, refletem a necessidade de desenvolvimento das competências digitais? O estudo justifica-se por avançar com a discussão sobre as necessidades profissionais específicas e prática dos Gestores Escolares. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática da literatura conduzida pelas etapas de planeamento, condução e descrição do estudo. Foram utilizadas bases de dados, nacionais e internacionais, Scopes, B-on e Repositório Capes para a busca de estudos correlatos ao tema. Em suma, todos os estudos analisados ratificaram a necessidade e relevância das Competências Digitais do Gestor Escolar na atual conjuntura educacional, no entanto, uma lacuna conceitual significativa é identificada, pois os textos não uma vez que os textos não detalham quais ações específicas compõem esse conjunto de competências. Adicionalmente, o estudo identificou necessidades e desafios particulares relacionados à aquisição e aplicação destas competências, como a falta de modelos pedagógicos nacionais fundamentados em práticas digitais. Foi apontada ainda a carência de políticas públicas de investimento em estrutura e formação para uma gestão escolar inovadora e alinhada com as demandas contemporâneas.
ER  -