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Bobrowicz-Campos, E. (2024). Como encontrar uma agulha num palheiro: Segredos para uma estratégia de pesquisa eficaz. In Prada, M. (Ed.), Caderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as. (pp. 28-38). Lisboa: LAPSO-Laboratório de Psicologia, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.
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E. M. Campos,  "Como encontrar uma agulha num palheiro: Segredos para uma estratégia de pesquisa eficaz", in Caderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as, Prada, M., Ed., Lisboa, LAPSO-Laboratório de Psicologia, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, 2024, vol. 1, pp. 28-38
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TY  - CHAP
TI  - Como encontrar uma agulha num palheiro: Segredos para uma estratégia de pesquisa eficaz
T2  - Caderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as
VL  - 1
AU  - Bobrowicz-Campos, E.
PY  - 2024
SP  - 28-38
CY  - Lisboa
UR  - https://lapso.iscte-iul.pt/pt/recursos/
AB  - Hoje, em dia, muita informação que é do nosso interesse encontra-se à distância de um clique e um dos conselhos frequentemente partilhados em situações da necessidade de obter uma informação nova é “google it!”. A dúvida que se coloca é se, efetivamente, a navegação na Internet é tão fácil e se os seus resultados podem, sempre, ser considerados válidos e fidedignos. A resposta é óbvia: não. A informação disponibilizada no espaço virtual oferece as mais diversas representações de realidade que veiculam determinados valores e ideologias. Estas representações são produzidas de forma intencional e para uma audiência específica, sendo organizadas em narrativas que permitem de uma forma eficaz transmitir os significados pretendidos (Buckingham, 2007). O acesso e o uso da informação disponibilizada no espaço virtual exigem competências técnicas e operacionais que dão garantias de segurança, fomentando os comportamentos guiados pelos princípios de ética e responsabilidade (Matos, 2024). Exigem também competências de leitura crítica e expressão crítica, que são imprescindíveis para analisar, compreender e avaliar os conteúdos acedidos e para criar os
conteúdos novos, quer de comunicação, quer de interação, atendendo à especificidade do
contexto que integram ou ao qual se destinam (Matos, 2024).
Na ciência, as competências de leitura crítica e expressão crítica assumem particular importância. Apesar da Internet facilitar o acesso ao conhecimento, constituindo uma espécie de repositório geral, para quem não sabe construir e implementar uma boa estratégia de pesquisa, a Internet transforma-se num labirinto cheio de armadilhas e becos sem saída. Em resultado, a informação acedida é parcial, indicando a existência de relações de dependência ou causais de uma forma enviesada e/ou distorcida, e levando à tomada de decisões que possam gerar prejuízos e pôr em causa a credibilidade da ciência (Atkinson & Cipriani, 2018). Este tutorial ambiciona constituir um mapa que mostra os caminhos a percorrer nesta viagem de procura de informação e que a torna mais ágil e eficaz.
ER  -