Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Prada, M. & Guedes, D. (2024). Dentro ou fora da norma: Estudos normativos no contexto da validação de estímulos. In Prada, M. (Ed.), Caderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as. (pp. 49-58). Lisboa: LAPSO-Laboratório de Psicologia, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.
Exportar Referência (IEEE)
M. E. Fernandes and D. H. Guedes,  "Dentro ou fora da norma: Estudos normativos no contexto da validação de estímulos", in Caderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as, Prada, M., Ed., Lisboa, LAPSO-Laboratório de Psicologia, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, 2024, vol. 1, pp. 49-58
Exportar BibTeX
@incollection{fernandes2024_1724521468666,
	author = "Prada, M. and Guedes, D.",
	title = "Dentro ou fora da norma: Estudos normativos no contexto da validação de estímulos",
	chapter = "",
	booktitle = "Caderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as",
	year = "2024",
	volume = "1",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "49-49",
	publisher = "LAPSO-Laboratório de Psicologia, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa",
	address = "Lisboa",
	url = "https://lapso.iscte-iul.pt/pt/recursos/"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Dentro ou fora da norma: Estudos normativos no contexto da validação de estímulos
T2  - Caderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as
VL  - 1
AU  - Prada, M.
AU  - Guedes, D.
PY  - 2024
SP  - 49-58
CY  - Lisboa
UR  - https://lapso.iscte-iul.pt/pt/recursos/
AB  - A investigação em Psicologia requer frequentemente a utilização de materiais de diferentes naturezas como imagens, palavras, sons ou vídeos. Por exemplo, um/a investigador/a interessado/a em implementar uma tarefa de decisão lexical saberá que tem de selecionar um conjunto de estímulos verbais que incluem tanto palavras como sequências de letras que se assemelham a palavras (i.e., pseudo-palavras). Obviamente que o/a investigador/a pode fazer o exercício de listar um conjunto de palavras com base em determinados critérios (e.g., número de
letras; classe gramatical como substantivos, como “batata”) e depois criar variações dessas palavras (e.g., substituição ou reorganização de algumas letras, como “batala”, para revisão ver Domingos & Garcia-Marques, 2008).
ER  -