Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Gaspar, T., Ribeiro, J., Leal, I., Matos, M. G. & Ferreira, A. (2009). Optimismo em crianças e adolescentes: adaptação do LOT-R. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica. 22 (3), 317-324
Exportar Referência (IEEE)
T. Gaspar et al.,  "Optimismo em crianças e adolescentes: adaptação do LOT-R", in Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, vol. 22, no. 3, pp. 317-324, 2009
Exportar BibTeX
@article{gaspar2009_1732218596360,
	author = "Gaspar, T. and Ribeiro, J. and Leal, I. and Matos, M. G. and Ferreira, A.",
	title = "Optimismo em crianças e adolescentes: adaptação do LOT-R",
	journal = "Revista Psicologia: Reflexão e Crítica",
	year = "2009",
	volume = "22",
	number = "3",
	doi = "10.1590/S0102-79722009000300015",
	pages = "317-324",
	url = "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300015"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Optimismo em crianças e adolescentes: adaptação do LOT-R
T2  - Revista Psicologia: Reflexão e Crítica
VL  - 22
IS  - 3
AU  - Gaspar, T.
AU  - Ribeiro, J.
AU  - Leal, I.
AU  - Matos, M. G.
AU  - Ferreira, A.
PY  - 2009
SP  - 317-324
SN  - 0102-7972
DO  - 10.1590/S0102-79722009000300015
UR  - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300015
AB  - O objectivo deste trabalho visa a adaptação e validação da Escala Revista de Orientação para a Vida para Crianças e Adolescentes Portugueses. O presente estudo incidiu sobre um total de 3195 participantes do 5º e 7º anos de escolaridade. A análise de componentes principais encontrou dois factores, um ligado ao optimismo e outro que reflecte o pessimismo. Os resultados evidenciados na análise factorial confirmatória revelam um bom ajustamento da escala. Analisou-se a validade discriminante e concorrente com variáveis relacionadas com o constructo, nomeadamente: satisfação com o suporte social, auto-estima e qualidade de vida. O instrumento revela-se adequado na medição da orientação para a vida em populações de crianças e adolescentes, sendo útil no âmbito da psicologia da saúde.
ER  -