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Sousa, I.C. (2024). Desvendando a comunicação professor-aluno no Ensino Superior: Um estudo sobre apoio académico e social dos docentes. Melhor comunicação, mais bem-estar nas Instituições de Ensino Superior.
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I. C. Sousa,  "Desvendando a comunicação professor-aluno no Ensino Superior: Um estudo sobre apoio académico e social dos docentes", in Melhor comunicação, mais bem-estar nas Instituições de Ensino Superior, Lisboa, 2024
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TY  - CPAPER
TI  - Desvendando a comunicação professor-aluno no Ensino Superior: Um estudo sobre apoio académico e social dos docentes
T2  - Melhor comunicação, mais bem-estar nas Instituições de Ensino Superior
AU  - Sousa, I.C.
PY  - 2024
CY  - Lisboa
UR  - https://projetoflow.wordpress.com/congresso/
AB  - Enquadramento e principais objetivos do trabalho: Perante os desafios da sociedade atual, ampliados pela pandemia de COVID-19, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido chamadas a promover o bem-estar e as competências pessoais dos estudantes (Alexandre et al., 2022). Estes apelos estendem-se também aos professores do Ensino Superior (ES), vistos como canais de comunicação entre as IES e os estudantes, que devem investir em relações mais próximas, baseadas no apoio emocional e motivacional, além do apoio académico (Oliveira et al. 2014). Desta forma, a comunicação dos professores pode ser vista como um motor fundamental do bem-estar e do sucesso académico dos estudantes, assim como do seu desenvolvimento de carreira (Araújo, 2017). O objetivo deste estudo exploratório é, então, analisar o papel do apoio académico e social dos docentes nas emoções positivas e negativas dos estudantes do ES, em Portugal.
Metodologia: Neste estudo exploratório, foi realizado um questionário online na plataforma Qualtrics, divulgado pela rede de contactos da investigadora. A amostra é constituída por 109 estudantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 57 anos (M = 22,69, DP = 7,14), sendo que 66,7% se identifica com o género feminino. Cerca de 73% dos participantes são estudantes de licenciatura e 61% estuda numa universidade pública.
Principais resultados: Os resultados preliminares mostram que 30,3% dos participantes nunca contactou os seus professores para discutir preocupações sobre os estudos e 82,6% nunca os contactou para discutir problemas psicossociais (e.g., ansiedade, depressão). Os participantes reportam um nível médio de apoio académico por parte dos docentes (M = 3,61, DP = 0,62), assim como de apoio social (M = 3,20, DP = 0,84). Os estudantes reportaram ainda ter experienciado moderadamente emoções positivas na última semana (M = 3,19, DP = 0,75) e um pouco de emoções negativas (M = 2,27, DP = 1,02). O apoio académico dos docentes afeta positivamente as emoções positivas dos estudantes (B = 0,573, p < 0,001), ao contrário do apoio social que não se mostrou significativo (B = 0,055, p = 0,624). Quanto às emoções negativas, nenhum dos tipos de apoio se mostrou significativo.
Discussão e principais conclusões: Os resultados sugerem que os estudantes do ES procuram os docentes para receber informação relacionada com o seu desempenho académico, como identificar o que é necessário melhorar para ser bem-sucedido. Quando este apoio académico está disponível, os estudantes mostram mais emoções positivas. Pelo contrário, os estudantes nunca ou raramente procuram os docentes para falar sobre problemas psicossociais, considerando que os docentes estão pouco acessíveis para conversar sobre assuntos para além da universidade. Estas conclusões sugerem uma potencial lacuna na comunicação entre estudantes e professores no que respeita às preocupações psicossociais. Assim, as IES devem apoiar os professores no desenvolvimento de um ambiente de apoio na sala de aula, disponibilizando recursos e formação aos docentes para identificar e abordar preocupações psicossociais dos estudantes.
ER  -