Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Entradas, M., Sousa, I.C. & Yan, F. (2024). Motivações e práticas de comunicação de cientistas em universidades portuguesas. 12.º Congresso da SciComPt 2024.
M. C. Entradas et al., "Motivações e práticas de comunicação de cientistas em universidades portuguesas", in 12.º Congr.o da SciComPt 2024, Braga, 2024
@misc{entradas2024_1732196576834, author = "Entradas, M. and Sousa, I.C. and Yan, F.", title = "Motivações e práticas de comunicação de cientistas em universidades portuguesas", year = "2024", howpublished = "Digital", url = "https://scicom.pt/flmngr/files/Livro%20de%20abstracts_SciComPt2024_2.pdf" }
TY - CPAPER TI - Motivações e práticas de comunicação de cientistas em universidades portuguesas T2 - 12.º Congresso da SciComPt 2024 AU - Entradas, M. AU - Sousa, I.C. AU - Yan, F. PY - 2024 CY - Braga UR - https://scicom.pt/flmngr/files/Livro%20de%20abstracts_SciComPt2024_2.pdf AB - A comunicação de ciência é hoje reconhecida como uma responsabilidade dos cientistas. Assistimos a uma demanda crescente e incentivos para que cientistas e instituições científicas comuniquem com audiências externas e sejam ativos em debates públicos e políticas de ciência e tecnologia. Têm surgido, nas últimas décadas, estudos em vários países sobre as práticas de comunicação pública de cientistas, barreiras e incentivos à atividade de um cientista a dirigir-se a não especialistas, bem como as suas percepções sobre os públicos. Em Portugal, contudo, a temática é ainda pouco estudada. Nesta comunicação, apresentamos resultados de um estudo dirigido a investigadores em instituições portuguesas, em todas as áreas do conhecimento e fases de carreira, que explora práticas e perceções destes investigadores sobre o seu papel na comunicação de ciência, assim como as suas práticas e expetativas sobre o envolvimento do público na ciência. Identificamos atividades de comunicação de ciência dos investigadores, em meios tradicionais e novos média, audiências a que estes se dirigem, e com que objetivos. As questões centram-se nos comportamentos dos investigadores em vez de nas suas intenções. Simultaneamente, procuramos explorar os motivos e barreiras ao envolvimento dos investigadores nestas ações. É também nosso objetivo compreender as expetativas dos investigadores sobre o grau de envolvimento do público na produção científica. Este estudo fornece pistas que poderão ajudar instituições científicas e comunicadores de ciência a apoiarem atividades de comunicação e cientistas nas suas instituições. ER -