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Entradas, M., Sousa, I.C. & Yan, F. (2024). Motivações e práticas de comunicação de cientistas em universidades portuguesas. 12.º Congresso da SciComPt 2024.
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M. C. Entradas et al.,  "Motivações e práticas de comunicação de cientistas em universidades portuguesas", in 12.º Congr.o da SciComPt 2024, Braga, 2024
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@misc{entradas2024_1734800809473,
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TY  - CPAPER
TI  - Motivações e práticas de comunicação de cientistas em universidades portuguesas
T2  - 12.º Congresso da SciComPt 2024
AU  - Entradas, M.
AU  - Sousa, I.C.
AU  - Yan, F.
PY  - 2024
CY  - Braga
UR  - https://scicom.pt/flmngr/files/Livro%20de%20abstracts_SciComPt2024_2.pdf
AB  - A comunicação de ciência é hoje reconhecida como uma responsabilidade dos cientistas. Assistimos a uma demanda crescente e incentivos para que cientistas e instituições científicas comuniquem com audiências externas e sejam ativos em debates públicos e políticas de ciência e tecnologia. Têm surgido, nas últimas décadas, estudos em vários países sobre as práticas de comunicação pública de cientistas, barreiras e incentivos à atividade de um cientista a dirigir-se a não especialistas, bem como as suas percepções sobre os públicos. Em Portugal, contudo, a temática é ainda pouco estudada. Nesta comunicação, apresentamos resultados de um estudo dirigido a investigadores em instituições portuguesas, em todas as áreas do conhecimento e fases de carreira, que explora práticas e perceções destes investigadores sobre o seu papel na comunicação de ciência, assim como as suas práticas e expetativas sobre o envolvimento do público na ciência. Identificamos atividades de comunicação de ciência dos investigadores, em meios tradicionais e novos média, audiências a que estes se dirigem, e com que objetivos. As questões centram-se nos comportamentos dos investigadores em vez de nas suas intenções. Simultaneamente, procuramos explorar os motivos e barreiras ao envolvimento dos investigadores nestas ações. É também nosso objetivo compreender as expetativas dos investigadores sobre o grau de envolvimento do público na produção científica. Este estudo fornece pistas que poderão ajudar instituições científicas e comunicadores de ciência a apoiarem atividades de comunicação e cientistas nas suas instituições.
ER  -