Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Ferreira, R. H., Leão, M. J., Soares, C., Entradas, M., Sousa, I.C. & Yan, F. (2024). O gravador e as coinvestigadoras – experiência de moderação de grupos focais. 12.º Congresso da SciComPt 2024.
R. H. Ferreira et al., "O gravador e as coinvestigadoras – experiência de moderação de grupos focais", in 12.º Congr.o da SciComPt 2024, Braga, 2024
@misc{ferreira2024_1728985947714, author = "Ferreira, R. H. and Leão, M. J. and Soares, C. and Entradas, M. and Sousa, I.C. and Yan, F.", title = "O gravador e as coinvestigadoras – experiência de moderação de grupos focais", year = "2024", howpublished = "Digital", url = "https://scicom.pt/congresso2024/home" }
TY - CPAPER TI - O gravador e as coinvestigadoras – experiência de moderação de grupos focais T2 - 12.º Congresso da SciComPt 2024 AU - Ferreira, R. H. AU - Leão, M. J. AU - Soares, C. AU - Entradas, M. AU - Sousa, I.C. AU - Yan, F. PY - 2024 CY - Braga UR - https://scicom.pt/congresso2024/home AB - A coinvestigação pode assumir diversas formas. Esta comunicação breve partilha a experiência de três comunicadoras de ciência, convidadas a participar como coinvestigadoras no projeto europeu POIESIS (Probing the impact of integrity and integration on societal trust in science), liderado em Portugal por uma equipa do CIES-Iscte, enquanto moderadoras de grupos focais, ferramenta de investigação qualitativa que valoriza a participação dos/as intervenientes como contributo para o avanço do conhecimento. Foram realizados três grupos focais em Lisboa, em fevereiro de 2024, com dezasseis stakeholders representando cargos de gestão e comunicação em universidades portuguesas, com o objetivo de recolher pontos de vista sobre integridade científica nas instituições e a sua relação com a confiança pública na ciência. Estes/as participantes foram selecionados/as “propositadamente” por possuírem características ou experiências específicas suscetíveis de melhor informar as questões da investigação. Ao selecionarem os/as participantes e animarem os grupos focais, as coinvestigadoras garantem que as discussões são guiadas por uma compreensão profunda do cenário institucional, permitindo à equipa de investigação identificar ações institucionais tangíveis para reforçar a confiança do público na ciência. As coinvestigadoras participaram ainda numa formação online prévia sobre moderação de grupos focais, que contou com coinvestigadores/as dos restantes países parceiros do projeto e se focou na discussão conjunta do guião do moderador, documento com orientações específicas e temporizadas para ajudar à condução dos grupos focais. Espera-se que esta partilha contribua para a reflexão sobre diferentes formas de coinvestigação e para apresentar um exemplo europeu de boa prática na integração de diferentes agentes num projeto de investigação. O convite ao preenchimento de um breve questionário contribuirá para avaliar o cumprimento destes objetivos junto dos/das participantes na sessão. ER -