Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Quintela, J. de L. (2024). Comunicação e mídia: Os “jogos” para além do jogo no futebol Português. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review. 13 (2), 358-391
Exportar Referência (IEEE)
J. E. Quintela,  "Comunicação e mídia: Os “jogos” para além do jogo no futebol Português", in Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, vol. 13, no. 2, pp. 358-391, 2024
Exportar BibTeX
@article{quintela2024_1732198944885,
	author = "Quintela, J. de L.",
	title = "Comunicação e mídia: Os “jogos” para além do jogo no futebol Português",
	journal = "Podium: Sport, Leisure and Tourism Review",
	year = "2024",
	volume = "13",
	number = "2",
	doi = "10.5585/podium.v13i2.25806",
	pages = "358-391",
	url = "https://periodicos.uninove.br/podium/about"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Comunicação e mídia: Os “jogos” para além do jogo no futebol Português
T2  - Podium: Sport, Leisure and Tourism Review
VL  - 13
IS  - 2
AU  - Quintela, J. de L.
PY  - 2024
SP  - 358-391
SN  - 2316-932X
DO  - 10.5585/podium.v13i2.25806
UR  - https://periodicos.uninove.br/podium/about
AB  - Objetivo do estudo: Analisando a relação entre a comunicação e a mídia, com o futebol, o objetivo é identificar os "jogos" além do jogo no gramado e explorar como esses "jogos" se manifestam e se caracterizam, segundo os atores relevantes no campo futebolístico e midiático, além de entender, na perspectiva dos entrevistados, se e como esses "jogos" podem influenciar o jogo principal.
Metodologia/abordagem: O estudo é qualitativo e exploratório. Realizaram-se entrevistas em profundidade, não estruturadas, a atores relevantes do fenômeno futebolístico, objeto posterior de análise de conteúdo, através de núcleos de sentido e de análise categorial temática.
Originalidade/Relevância: Apesar da centralidade social e midiática que o futebol detém em Portugal, isso não se traduz proporcionalmente nos estudos realizados, contribuindo esta pesquisa para o conhecimento de uma área acadêmica ainda pouco explorada.
Principais resultados: A ideia de “jogos”, organiza-se em torno de três pilares: o poder e influência da “Comunicação e Mídia”; a magnitude do futebol, o “Esporte Rei”; e a integridade esportiva, a “Verdade Esportiva”. Este artigo é centrado na “Comunicação Meídia”, com os resultados a indicarem uma maior profissionalização dos clubes, alavancados na digitalização e tentativas de condicionamento do jogo, no espaço midiático, mas sem evidências da sua eficácia. Admite-se a hipótese que caraterísticas intrínsecas de árbitros ou jogadores, possam, mesmo que inconscientemente, ser suscetíveis de condicionar o seu desempenho num jogo.
Contribuições teóricas/metodológicas: Contribui-se, abrindo pistas para futuros estudos, com a identificação de diversas dimensões, que podem influenciar a percepção do jogo e do futebol, enquanto fenômeno multidimensional.
ER  -