Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Quintela, J. de L. (2024). Comunicação e mídia: Os “jogos” para além do jogo no futebol Português. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review. 13 (2), 358-391
J. E. Quintela, "Comunicação e mídia: Os “jogos” para além do jogo no futebol Português", in Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, vol. 13, no. 2, pp. 358-391, 2024
@article{quintela2024_1732198944885, author = "Quintela, J. de L.", title = "Comunicação e mídia: Os “jogos” para além do jogo no futebol Português", journal = "Podium: Sport, Leisure and Tourism Review", year = "2024", volume = "13", number = "2", doi = "10.5585/podium.v13i2.25806", pages = "358-391", url = "https://periodicos.uninove.br/podium/about" }
TY - JOUR TI - Comunicação e mídia: Os “jogos” para além do jogo no futebol Português T2 - Podium: Sport, Leisure and Tourism Review VL - 13 IS - 2 AU - Quintela, J. de L. PY - 2024 SP - 358-391 SN - 2316-932X DO - 10.5585/podium.v13i2.25806 UR - https://periodicos.uninove.br/podium/about AB - Objetivo do estudo: Analisando a relação entre a comunicação e a mídia, com o futebol, o objetivo é identificar os "jogos" além do jogo no gramado e explorar como esses "jogos" se manifestam e se caracterizam, segundo os atores relevantes no campo futebolístico e midiático, além de entender, na perspectiva dos entrevistados, se e como esses "jogos" podem influenciar o jogo principal. Metodologia/abordagem: O estudo é qualitativo e exploratório. Realizaram-se entrevistas em profundidade, não estruturadas, a atores relevantes do fenômeno futebolístico, objeto posterior de análise de conteúdo, através de núcleos de sentido e de análise categorial temática. Originalidade/Relevância: Apesar da centralidade social e midiática que o futebol detém em Portugal, isso não se traduz proporcionalmente nos estudos realizados, contribuindo esta pesquisa para o conhecimento de uma área acadêmica ainda pouco explorada. Principais resultados: A ideia de “jogos”, organiza-se em torno de três pilares: o poder e influência da “Comunicação e Mídia”; a magnitude do futebol, o “Esporte Rei”; e a integridade esportiva, a “Verdade Esportiva”. Este artigo é centrado na “Comunicação Meídia”, com os resultados a indicarem uma maior profissionalização dos clubes, alavancados na digitalização e tentativas de condicionamento do jogo, no espaço midiático, mas sem evidências da sua eficácia. Admite-se a hipótese que caraterísticas intrínsecas de árbitros ou jogadores, possam, mesmo que inconscientemente, ser suscetíveis de condicionar o seu desempenho num jogo. Contribuições teóricas/metodológicas: Contribui-se, abrindo pistas para futuros estudos, com a identificação de diversas dimensões, que podem influenciar a percepção do jogo e do futebol, enquanto fenômeno multidimensional. ER -