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Abrantes, P., Santos, S. & Schippling, A. (2024). Socialização, trajetórias educativas e internacionalização entre jovens das classes dominantes. Revista Crítica de Ciências Sociais. 134, 51-74
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P. A. Abrantes et al.,  "Socialização, trajetórias educativas e internacionalização entre jovens das classes dominantes", in Revista Crítica de Ciências Sociais, no. 134, pp. 51-74, 2024
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TY  - JOUR
TI  - Socialização, trajetórias educativas e internacionalização entre jovens das classes dominantes
T2  - Revista Crítica de Ciências Sociais
IS  - 134
AU  - Abrantes, P.
AU  - Santos, S.
AU  - Schippling, A.
PY  - 2024
SP  - 51-74
SN  - 0254-1106
DO  - 10.4000/12g0o
UR  - https://journals.openedition.org/rccs/index.html
AB  - Com base numa linha de investigação desenvolvida nos últimos dez anos, no presente artigo discutimos o conceito de socialização, argumentando que o mesmo se mantém fundamental para compreender as trajetórias individuais e as desigualdades sociais no contexto da globalização. Tendo por referência as teorias de autores clássicos, investi- gações realizadas desde os finais do século xx permitem atualizar e alargar o potencial heurístico deste conceito. No artigo aplicamos este quadro conceptual à análise de histórias de vida recolhidas no âmbito de duas pesquisas recentes em Lisboa: uma com estudantes de colégios internacionais e outra com jovens advogados. O conceito de socialização é então mobilizado para compreender as trajetórias destes jovens e, de modo mais amplo, a (re)produção das desigualdades juvenis nas sociedades con- temporâneas, com enfoque na dimensão da internacionalização.
ER  -