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Abrantes, P., Santos, S. & Schippling, A. (2024). Socialização, trajetórias educativas e internacionalização entre jovens das classes dominantes. Revista Crítica de Ciências Sociais. 134, 51-74
P. A. Abrantes et al., "Socialização, trajetórias educativas e internacionalização entre jovens das classes dominantes", in Revista Crítica de Ciências Sociais, no. 134, pp. 51-74, 2024
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TY - JOUR TI - Socialização, trajetórias educativas e internacionalização entre jovens das classes dominantes T2 - Revista Crítica de Ciências Sociais IS - 134 AU - Abrantes, P. AU - Santos, S. AU - Schippling, A. PY - 2024 SP - 51-74 SN - 0254-1106 DO - 10.4000/12g0o UR - https://journals.openedition.org/rccs/index.html AB - Com base numa linha de investigação desenvolvida nos últimos dez anos, no presente artigo discutimos o conceito de socialização, argumentando que o mesmo se mantém fundamental para compreender as trajetórias individuais e as desigualdades sociais no contexto da globalização. Tendo por referência as teorias de autores clássicos, investi- gações realizadas desde os finais do século xx permitem atualizar e alargar o potencial heurístico deste conceito. No artigo aplicamos este quadro conceptual à análise de histórias de vida recolhidas no âmbito de duas pesquisas recentes em Lisboa: uma com estudantes de colégios internacionais e outra com jovens advogados. O conceito de socialização é então mobilizado para compreender as trajetórias destes jovens e, de modo mais amplo, a (re)produção das desigualdades juvenis nas sociedades con- temporâneas, com enfoque na dimensão da internacionalização. ER -