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Ribeiro, M., Oliveira, A. P., Martins, P. & Barqueira, A (2020). O ensino superior na qualificação de competências em proteção civil: Um modelo metodológico de pesquisa. In Américo Junior Nunes da Silva, Ilvanete dos Santos de Souza, Reinaldo Feio Lima (Ed.), Educação e a apropriação e reconstrução do conhecimento científico 3. (pp. 189-200).: Atena Editora.
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M. J. Ribeiro et al.,  "O ensino superior na qualificação de competências em proteção civil: Um modelo metodológico de pesquisa", in Educação e a apropriação e reconstrução do conhecimento científico 3, Américo Junior Nunes da Silva, Ilvanete dos Santos de Souza, Reinaldo Feio Lima, Ed., Atena Editora, 2020, pp. 189-200
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TY  - CHAP
TI  - O ensino superior na qualificação de competências em proteção civil: Um modelo metodológico de pesquisa
T2  - Educação e a apropriação e reconstrução do conhecimento científico 3
AU  - Ribeiro, M.
AU  - Oliveira, A. P.
AU  - Martins, P.
AU  - Barqueira, A
PY  - 2020
SP  - 189-200
DO  - 10.22533/at.ed.09620271120
UR  - https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/educacao-e-a-apropriacao-e-reconstrucao-do-conhecimento-cientifico-3
AB  - O conhecimento dos processos e mecanismos educativos decorrentes da formação em Proteção Civil no ensino superior em Portugal constitui o quadro referencial deste artigo. Centrado na análise dos cursos em Proteção Civil do ISEC Lisboa, o estudo procura medir os impactos decorrentes nas atividades profissionais dos alunos graduados nesta formação académica. Metodologicamente, o trabalho de investigação assenta numa análise extensiva, privilegiando, de forma integrada, métodos qualitativos, avaliativos das perceções e representações sociais de alunos e instituições empregadoras, e informação estatística de caraterização sociográfica, socioeconómica e sócio funcional de uma amostra representativa do universo de estudo, os alunos diplomados na licenciatura em Engenharia de Proteção Civil e no mestrado em Riscos e Proteção Civil. Como resultados expectáveis, pretendese desenvolver um modelo teórico-analítico, enquadrador e comparativo de uma apreciação profissional das habilitações e competências dos diplomados, com a correspondente avaliação dos conteúdos programáticos e temáticos dos cursos ministrados. Conhecer os pontos fortes, e menos fortes, que os profissionais com qualificações adquiridas nestes cursos apresentam, de modo a melhor adaptar e adequar os conteúdos formativos às exigências do mercado de trabalho, nesta área vital da segurança das pessoas, bens, infraestruturas vitais e ambiente, é a finalidade desta investigação.
ER  -