Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lopes, R., V., Costa, P., Perestrelo, Margarida & Tomaz, E. (2024). Práticas artísticas participativas nas periferias do Sul: impactos e desafios. IV Encontro Internacional Lusófono “Todas as Artes |Todos Os Nomes” “Desconstruindo o Antropoceno: Arte, Política e Natureza”.
Exportar Referência (IEEE)
R. V. Lopes et al.,  "Práticas artísticas participativas nas periferias do Sul: impactos e desafios", in IV Encontro Internacional Lusófono “Todas as Artes |Todos Os Nomes” “Desconstruindo o Antropoceno: Arte, Política e Natureza”, Porto, 2024
Exportar BibTeX
@misc{lopes2024_1766635949069,
	author = "Lopes, R., V. and Costa, P. and Perestrelo, Margarida and Tomaz, E.",
	title = "Práticas artísticas participativas nas periferias do Sul: impactos e desafios",
	year = "2024"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Práticas artísticas participativas nas periferias do Sul: impactos e desafios
T2  - IV Encontro Internacional Lusófono “Todas as Artes |Todos Os Nomes” “Desconstruindo o Antropoceno: Arte, Política e Natureza”
AU  - Lopes, R., V.
AU  - Costa, P.
AU  - Perestrelo, Margarida
AU  - Tomaz, E.
PY  - 2024
CY  - Porto
AB  - -	Lopes, R. V.; Costa, P.; Perestrelo, M.; Tomaz, E. (2024) “Práticas artísticas participativas nas periferias do Sul: impactos e desafios”, comunicação ao IV Encontro Internacional Lusófono “Todas as Artes |Todos Os Nomes” “Desconstruindo o Antropoceno: Arte, Política e Natureza”, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 15-17 Julho 2024

O objetivo desta apresentação é refletir sobre os impactos do projeto “Stronger Peripheries: a Southern Coalition”, realizado no âmbito do programa Europa Criativa e envolvendo 14 parceiros culturais e académicos em múltiplos países do sul da Europa e Balcãs. A avaliação dos impactos de um projeto deste tipo é necessariamente complexa, multidimensional e exige um calendário e uma distância que não são facilmente compatíveis com o âmbito da sua duração de 4 anos. A avaliação que aqui se apresenta está estruturada em três níveis: (i) uma avaliação mais “processual”, focada na implementação das atividades do projeto Stronger Peripheries e no confronto da observação dos investigadores com os dados factuais alcançados sobre as atividades do projeto; (ii) uma identificação de desafios aos processos participativos e à ação futura dos agentes culturais neste tipo de projetos colaborativos internacionais; e (iii) uma síntese exploratória dos diversos tipos de impactos (artísticos, sociais, económicos, ambientais, etc.) que o projeto trouxe às comunidades em que as suas atividades foram desenvolvidas, baseada essencialmente na autoavaliação, pelos diferentes parceiros, das atividades realizadas em que colaboraram diretamente (nos respetivos “tandems” artísticos em que se organiza o projeto).
Diferentes abordagens metodológicas foram mobilizadas (envolvendo observação direta, entrevistas semiestruturadas, inquéritos e grupos focais), assumindo a perspetiva de um processo de investigação-ação contínuo.
Esta análise é uma oportunidade para refletir sobre os impactos do projeto e os desafios às práticas participativas no campo das artes performativas no sul da Europa.


ER  -