Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lyrio, B. (2024). Experiências de estudantes internacionais brasileiros em Portugal: o que sabemos e para onde vamos?. III Congresso Internacional de Ciências Sociais e Humanas.
Exportar Referência (IEEE)
B. L. Pinho,  "Experiências de estudantes internacionais brasileiros em Portugal: o que sabemos e para onde vamos?", in III Congr.o Internacional de Ciências Sociais e Humanas, Salamanca, 2024
Exportar BibTeX
@misc{pinho2024_1766284870619,
	author = "Lyrio, B.",
	title = "Experiências de estudantes internacionais brasileiros em Portugal: o que sabemos e para onde vamos?",
	year = "2024",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://cebusal.es/wp-content/uploads/2024/06/CICSH-livro-de-resumos.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Experiências de estudantes internacionais brasileiros em Portugal: o que sabemos e para onde vamos?
T2  - III Congresso Internacional de Ciências Sociais e Humanas
AU  - Lyrio, B.
PY  - 2024
CY  - Salamanca
UR  - https://cebusal.es/wp-content/uploads/2024/06/CICSH-livro-de-resumos.pdf
AB  - Os estudantes internacionais (EI) brasileiros são parte fundamental do ensino superior português e atualmente somam mais 15 mil inscritos em mobilidade de grau (DGEEC, 2023). Tal importância se reflete na sociedade acolhedora, tendo em vista que os EI participam da economia do conhecimento e do lazer (Malet Calvo, 2018), além de também comporem o mercado de trabalho (Wilken & Ginnerskov Dahlberg, 2017). Paradoxalmente, os EI estão constantemente negociando sua inclusão e exclusão nos países anfitriões (Collings, 2009). Por meio de entrevistas, grupos focais e observação participante este trabalho busca compreender as experiências dos EI brasileiros em vistas de uma permanência ou evasão do país. Concluímos que políticas públicas de integração precisam ser implementadas para que este grupo continue em Portugal. 
ER  -