Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Neto, L. (2024). Mais amarelo do que verde.  O discurso de Jair Bolsonaro sobre as questões socioambientais no Brasil. Colóquio Doutoral ESPP 10ª edição.
Exportar Referência (IEEE)
L. V. Neto,  "Mais amarelo do que verde.  O discurso de Jair Bolsonaro sobre as questões socioambientais no Brasil", in Colóquio Doutoral ESPP 10ª edição, Lisboa, 2024
Exportar BibTeX
@misc{neto2024_1743813527217,
	author = "Neto, L.",
	title = "Mais amarelo do que verde.  O discurso de Jair Bolsonaro sobre as questões socioambientais no Brasil",
	year = "2024",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://www.iscte-iul.pt/eventos/3591/x-coloquio-doutoral-espp"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Mais amarelo do que verde.  O discurso de Jair Bolsonaro sobre as questões socioambientais no Brasil
T2  - Colóquio Doutoral ESPP 10ª edição
AU  - Neto, L.
PY  - 2024
CY  - Lisboa
UR  - https://www.iscte-iul.pt/eventos/3591/x-coloquio-doutoral-espp
AB  - Busca-se, nesta apresentação, analisar as caraterísticas, sobretudo ideológicas, que permeiam as publicações realizadas, entre 2017-2020, na conta oficial de Twitter do então presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, em relação a temas que permeiam os conflitos socioambientais no Brasil. Neste sentido, ao percebemos Bolsonaro como uma liderança da direita radical populista (Mudde, 2020), procura-se estabelecer espaços de articulação entre a perspetiva ideacionista (Mudde e Kaltwasser, 2017) e discursiva (Laclau, 2005), numa abordagem que compreende o populismo enquanto uma construção discursiva e ideológica. Procura-se uma articulação com o campo teórico da Análise do Discurso (Pêcheux, 2019) ou da Análise Crítica do Discurso (Wodak, 2001; van Djick, 2014), reconhecendo o discurso enquanto prática social, marcada pela ideologia, contexto e historicidade. Objetiva-se, numa perspetiva longitudinal, compreender que temas, atores, grupos sociais e estratégias discursivas são mobilizadas para disputar a hegemonia, observado o contexto sócio-histórico brasileiro.

Debate-se, nesta apresentação, a existência de quatro dimensões fundamentais na articulação discursiva de Bolsonaro sobre os conflitos socioambientais: a dimensão socioeconómica; a dimensão mediática; construção de uma comunidade imaginada; e a o conflito.

Por fim, propõe-se uma ideia, em desenvolvimento, de que a comunicação de Bolsonaro no Twitter (x) sobre conflitos socioambientais se revela num discurso articulado pela construção ideológica, pela mediatização do conflito, pelo local de produção do discurso e pela mediação da tecnologia utilizada.
ER  -