Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Cruz, A. R. & Guerreiro, L. (2022). Plano Estratégico Transfronteiriço para os Subsectores "Produção e Turismo Cultural".
Export Reference (IEEE)
A. R. Cruz and L. Guerreiro,  "Plano Estratégico Transfronteiriço para os Subsectores "Produção e Turismo Cultural"",, 2022
Export BibTeX
@techreport{cruz2022_1764915222620,
	author = "Cruz, A. R. and Guerreiro, L.",
	title = "Plano Estratégico Transfronteiriço para os Subsectores "Produção e Turismo Cultural"",
	year = "2022",
	number = "",
	institution = "Município de Faro e NERPOR – Associação Empresarial da Região de Portalegre",
	address = ""
}
Export RIS
TY  - RPRT
TI  - Plano Estratégico Transfronteiriço para os Subsectores "Produção e Turismo Cultural"
AU  - Cruz, A. R.
AU  - Guerreiro, L.
PY  - 2022
AB  - Os subsectores da produção cultural e do turismo cultural apresentam diversos desafios que têm vindo a ser exponenciados pela crise pandémica e pela turbulência do contexto internacional. Alguns destes aspetos estão intimamente ligados às características intrínsecas dos territórios. No caso das regiões transfronteiriças do sul peninsular, Alentejo, Algarve, Estremadura e Andaluzia, são conhecidas as suas limitações potenciadas pela perificidade, pela menor intensidade em termos de inovação e pelos défices educacionais relevantes. No entanto, existem características identitárias bem reconhecidas e um número crescente de práticas e de exemplos de sucesso no sector cultural e criativo (SCC), que justificam uma maior aposta neste domínio. Torna-se, assim, fundamental alavancar dinâmicas de cooperação nestes subsectores. A estruturação de um quadro de estratégia de referência para a intervenção transfronteiriça afigura-se como aspeto inicial essencial para se definirem conjuntos de atividades para a identidade cultural e territorial, mas também potencialmente indutores de intensos benefícios socioeconómicos.
O documento que, seguidamente, se apresenta consubstancia o Plano Estratégico Transfronteiriço para os Subsectores “Produção e Turismo Cultural”, desenvolvido no âmbito do projeto IBERICC GLOBAL. Cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha (POCTEP), INTERREG V-A (2014-2020), este projeto visa promover a internacionalização das Indústrias Culturais e Criativas (ICC), em territórios transfronteiriços de Espanha e Portugal, através da cooperação empresarial e da implementação de novos modelos, ferramentas digitais e estratégias para o sector.
O Município de Faro e a NERPOR, enquanto entidades parceiras do referido projeto, são responsáveis pela elaboração de um plano estratégico subsectorial para as áreas da produção cultural e do turismo cultural, com o objetivo de promover a cooperação transfronteiriça entre as regiões portuguesas do Alentejo e do Algarve e as regiões espanholas da Estremadura e da Andaluzia.
Neste contexto, o desenvolvimento do plano estratégico transfronteiriço subsectorial para a produção e turismo cultural concretizou-se, essencialmente, através da análise e diagnóstico da situação atual do subsector da produção cultural e do turismo cultural nas áreas territoriais abrangidas e, posteriormente, na definição de um plano estratégico com base no diagnóstico elaborado.
ER  -