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Lima, L. da S., Carolino, S. G., Vasconcelos, F. H. L., Menezes, D. B. & Coutinho, E. F. (2024). Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica. Contribuciones a las Ciencias Sociales. 17 (2)
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L. D. Lima et al.,  "Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica", in Contribuciones a las Ciencias Sociales, vol. 17, no. 2, 2024
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TY  - JOUR
TI  - Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica
T2  - Contribuciones a las Ciencias Sociales
VL  - 17
IS  - 2
AU  - Lima, L. da S.
AU  - Carolino, S. G.
AU  - Vasconcelos, F. H. L.
AU  - Menezes, D. B.
AU  - Coutinho, E. F.
PY  - 2024
SN  - 1988-7833
DO  - 10.55905/revconv.17n.2-096
UR  - https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/about
AB  - A educação contemporânea exige propostas educativas que contemplem as práticas e ferramentas
digitais de fomento à leitura e escrita. O objetivo deste artigo é analisar a aplicabilidade da
plataforma Luz do Saber como Recurso Educacional Digital (RED) facilitador dos processos de
alfabetização e letramento dos discentes na educação básica. A metodologia é de base qualitativa
e se utiliza da pesquisa bibliográfica com consulta aos sites governamentais – relacionados aos
programas, projetos, recursos educacionais digitais e relatos de experiência – para uma
verificação de sua aplicabilidade direcionada à alfabetização e ao letramento – especialmente o
Luz do Saber. Os resultados indicam que o Luz do Saber enquanto RED contribui para a
alfabetização e letramento dos discentes com suas atividades gamificadas, lúdicas, interativas e
com feedbacks imediatos. A deficitária formação digital docente e os aspectos referentes à
infraestrutura das instituições e a democratização da internet são algumas questões de grande
impacto para o uso eficaz do RED.
ER  -