Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Lima, L. da S., Carolino, S. G., Vasconcelos, F. H. L., Menezes, D. B. & Coutinho, E. F. (2024). Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica. Contribuciones a las Ciencias Sociales. 17 (2)
Export Reference (IEEE)
L. D. Lima et al.,  "Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica", in Contribuciones a las Ciencias Sociales, vol. 17, no. 2, 2024
Export BibTeX
@article{lima2024_1765830304544,
	author = "Lima, L. da S. and Carolino, S. G. and Vasconcelos, F. H. L. and Menezes, D. B. and Coutinho, E. F.",
	title = "Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica",
	journal = "Contribuciones a las Ciencias Sociales",
	year = "2024",
	volume = "17",
	number = "2",
	doi = "10.55905/revconv.17n.2-096",
	url = "https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/about"
}
Export RIS
TY  - JOUR
TI  - Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica
T2  - Contribuciones a las Ciencias Sociales
VL  - 17
IS  - 2
AU  - Lima, L. da S.
AU  - Carolino, S. G.
AU  - Vasconcelos, F. H. L.
AU  - Menezes, D. B.
AU  - Coutinho, E. F.
PY  - 2024
SN  - 1988-7833
DO  - 10.55905/revconv.17n.2-096
UR  - https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/about
AB  - A educação contemporânea exige propostas educativas que contemplem as práticas e ferramentas
digitais de fomento à leitura e escrita. O objetivo deste artigo é analisar a aplicabilidade da
plataforma Luz do Saber como Recurso Educacional Digital (RED) facilitador dos processos de
alfabetização e letramento dos discentes na educação básica. A metodologia é de base qualitativa
e se utiliza da pesquisa bibliográfica com consulta aos sites governamentais – relacionados aos
programas, projetos, recursos educacionais digitais e relatos de experiência – para uma
verificação de sua aplicabilidade direcionada à alfabetização e ao letramento – especialmente o
Luz do Saber. Os resultados indicam que o Luz do Saber enquanto RED contribui para a
alfabetização e letramento dos discentes com suas atividades gamificadas, lúdicas, interativas e
com feedbacks imediatos. A deficitária formação digital docente e os aspectos referentes à
infraestrutura das instituições e a democratização da internet são algumas questões de grande
impacto para o uso eficaz do RED.
ER  -