Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Lima, L. da S., Carolino, S. G., Vasconcelos, F. H. L., Menezes, D. B. & Coutinho, E. F. (2024). Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica. Contribuciones a las Ciencias Sociales. 17 (2)
L. D. Lima et al., "Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica", in Contribuciones a las Ciencias Sociales, vol. 17, no. 2, 2024
@article{lima2024_1765830304544,
author = "Lima, L. da S. and Carolino, S. G. and Vasconcelos, F. H. L. and Menezes, D. B. and Coutinho, E. F.",
title = "Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica",
journal = "Contribuciones a las Ciencias Sociales",
year = "2024",
volume = "17",
number = "2",
doi = "10.55905/revconv.17n.2-096",
url = "https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/about"
}
TY - JOUR TI - Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica T2 - Contribuciones a las Ciencias Sociales VL - 17 IS - 2 AU - Lima, L. da S. AU - Carolino, S. G. AU - Vasconcelos, F. H. L. AU - Menezes, D. B. AU - Coutinho, E. F. PY - 2024 SN - 1988-7833 DO - 10.55905/revconv.17n.2-096 UR - https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/about AB - A educação contemporânea exige propostas educativas que contemplem as práticas e ferramentas digitais de fomento à leitura e escrita. O objetivo deste artigo é analisar a aplicabilidade da plataforma Luz do Saber como Recurso Educacional Digital (RED) facilitador dos processos de alfabetização e letramento dos discentes na educação básica. A metodologia é de base qualitativa e se utiliza da pesquisa bibliográfica com consulta aos sites governamentais – relacionados aos programas, projetos, recursos educacionais digitais e relatos de experiência – para uma verificação de sua aplicabilidade direcionada à alfabetização e ao letramento – especialmente o Luz do Saber. Os resultados indicam que o Luz do Saber enquanto RED contribui para a alfabetização e letramento dos discentes com suas atividades gamificadas, lúdicas, interativas e com feedbacks imediatos. A deficitária formação digital docente e os aspectos referentes à infraestrutura das instituições e a democratização da internet são algumas questões de grande impacto para o uso eficaz do RED. ER -
Português