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Lima, L. da S., Carolino, S. G., Vasconcelos, F. H. L., Menezes, D. B. & Coutinho, E. F. (2024). Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica. Contribuciones a las Ciencias Sociales. 17 (2)
L. D. Lima et al., "Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica", in Contribuciones a las Ciencias Sociales, vol. 17, no. 2, 2024
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TY - JOUR TI - Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica T2 - Contribuciones a las Ciencias Sociales VL - 17 IS - 2 AU - Lima, L. da S. AU - Carolino, S. G. AU - Vasconcelos, F. H. L. AU - Menezes, D. B. AU - Coutinho, E. F. PY - 2024 SN - 1988-7833 DO - 10.55905/revconv.17n.2-096 UR - https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/about AB - A educação contemporânea exige propostas educativas que contemplem as práticas e ferramentas digitais de fomento à leitura e escrita. O objetivo deste artigo é analisar a aplicabilidade da plataforma Luz do Saber como Recurso Educacional Digital (RED) facilitador dos processos de alfabetização e letramento dos discentes na educação básica. A metodologia é de base qualitativa e se utiliza da pesquisa bibliográfica com consulta aos sites governamentais – relacionados aos programas, projetos, recursos educacionais digitais e relatos de experiência – para uma verificação de sua aplicabilidade direcionada à alfabetização e ao letramento – especialmente o Luz do Saber. Os resultados indicam que o Luz do Saber enquanto RED contribui para a alfabetização e letramento dos discentes com suas atividades gamificadas, lúdicas, interativas e com feedbacks imediatos. A deficitária formação digital docente e os aspectos referentes à infraestrutura das instituições e a democratização da internet são algumas questões de grande impacto para o uso eficaz do RED. ER -