Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mata, J. T. da., Neves, J. S., Ávila, P. & Lopes, M. Â. (2025). Perfis e práticas de leitura de livros dos alunos em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas. 107, 53-79
Exportar Referência (IEEE)
J. J. Mata et al.,  "Perfis e práticas de leitura de livros dos alunos em Portugal", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. 107, pp. 53-79, 2025
Exportar BibTeX
@article{mata2025_1742011676945,
	author = "Mata, J. T. da. and Neves, J. S. and Ávila, P. and Lopes, M. Â.",
	title = "Perfis e práticas de leitura de livros dos alunos em Portugal",
	journal = "Sociologia, Problemas e Práticas",
	year = "2025",
	volume = "",
	number = "107",
	doi = "10.7458/SPP202510736723",
	pages = "53-79",
	url = "https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/about"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Perfis e práticas de leitura de livros dos alunos em Portugal
T2  - Sociologia, Problemas e Práticas
IS  - 107
AU  - Mata, J. T. da.
AU  - Neves, J. S.
AU  - Ávila, P.
AU  - Lopes, M. Â.
PY  - 2025
SP  - 53-79
SN  - 0873-6529
DO  - 10.7458/SPP202510736723
UR  - https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/about
AB  - Com base numa operação de inquérito por questionário a uma amostra representativa de alunos matriculados no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário em Portugal continental, nos anos letivos de 2018/19 e 2019/2020, o artigo trata as práticas de leitura de livros, em formato impresso e digital, entendidas como prática cultural, avançando novos dados sobre o caso português. Os perfis sociais dos alunos e os contextos familiares são as duas principais dimensões em análise. Os resultados revelam a importância da inclusão das atividades e dinâmicas familiares relacionadas com a leitura no modelo analítico, complementando a abordagem mais comum na análise sociológica realizada a partir do capital cultural objetivado e institucionalizado.
ER  -