Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Mata, J. T. da., Neves, J. S., Ávila, P. & Lopes, M. Â. (2025). Perfis e práticas de leitura de livros dos alunos em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas. 107, 53-79
J. J. Mata et al., "Perfis e práticas de leitura de livros dos alunos em Portugal", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. 107, pp. 53-79, 2025
@article{mata2025_1742011676945, author = "Mata, J. T. da. and Neves, J. S. and Ávila, P. and Lopes, M. Â.", title = "Perfis e práticas de leitura de livros dos alunos em Portugal", journal = "Sociologia, Problemas e Práticas", year = "2025", volume = "", number = "107", doi = "10.7458/SPP202510736723", pages = "53-79", url = "https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/about" }
TY - JOUR TI - Perfis e práticas de leitura de livros dos alunos em Portugal T2 - Sociologia, Problemas e Práticas IS - 107 AU - Mata, J. T. da. AU - Neves, J. S. AU - Ávila, P. AU - Lopes, M. Â. PY - 2025 SP - 53-79 SN - 0873-6529 DO - 10.7458/SPP202510736723 UR - https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/about AB - Com base numa operação de inquérito por questionário a uma amostra representativa de alunos matriculados no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário em Portugal continental, nos anos letivos de 2018/19 e 2019/2020, o artigo trata as práticas de leitura de livros, em formato impresso e digital, entendidas como prática cultural, avançando novos dados sobre o caso português. Os perfis sociais dos alunos e os contextos familiares são as duas principais dimensões em análise. Os resultados revelam a importância da inclusão das atividades e dinâmicas familiares relacionadas com a leitura no modelo analítico, complementando a abordagem mais comum na análise sociológica realizada a partir do capital cultural objetivado e institucionalizado. ER -