Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lourenço, Inês (2024). Da Índia: reflexões sobre processos migratórios das religiões Hindu e Sikh para Portugal. Colóquio RELIMM, Religião nas Múltiplas Modernidades.
Exportar Referência (IEEE)
I. M. Aparício,  "Da Índia: reflexões sobre processos migratórios das religiões Hindu e Sikh para Portugal", in Colóquio RELIMM, Religião nas Múltiplas Modernidades, Lisboa, 2024
Exportar BibTeX
@misc{aparício2024_1766607209037,
	author = "Lourenço, Inês",
	title = "Da Índia: reflexões sobre processos migratórios das religiões Hindu e Sikh para Portugal",
	year = "2024",
	url = "https://lisboa.ucp.pt/pt-pt/eventos/coloquio-relimm-religiao-nas-multiplas-modernidades-2024"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Da Índia: reflexões sobre processos migratórios das religiões Hindu e Sikh para Portugal
T2  - Colóquio RELIMM, Religião nas Múltiplas Modernidades
AU  - Lourenço, Inês
PY  - 2024
CY  - Lisboa
UR  - https://lisboa.ucp.pt/pt-pt/eventos/coloquio-relimm-religiao-nas-multiplas-modernidades-2024
AB  - As comunidades hindus estabelecidas em Portugal desde a década de 80 do século passado desenvolveram estratégias de reprodução cultural e religiosa, processo ao longo do qual as mulheres tiveram papéis determinantes na sua transmissão e adaptação, levando ao desenvolvimento de novas formas de hinduísmo, que combinam valores tradicionais e novas características, influenciadas por novos elementos, como é o caso do catolicismo popular.
Esta apresentação pretende partir de uma investigação de longo curso entre comunidades hindus da área da Grande Lisboa para se centrar de seguida numa perspetiva em torno de outra prática religiosa originária do subcontinente indiano, o Sikhismo, com crescente expressão no território português, incidindo sobre as suas especificidades, adaptações e expressões públicas, que têm sido alvos recentes da manipulação por movimentos anti-imigração e de extrema direita sobre a opinião púbica em torno destas expressões religiosas e dos seus praticantes.
A abordagem antropológica destas duas comunidades religiosas e da sua viagem (Huwelmeier, Krause, 2009) pretende analisar a forma como estas se relacionam com a sociedade portuguesa em geral e como são percecionadas de formas distintas, através de estereótipos associados a diferentes ideias de Oriente.

ER  -