Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Cachado, R. (2024). Etnografia urbana e arquivos etnográficos: Possíveis contributos para a história das cidades. In Fabián Cuesta-Gómez, Sara Prata, Adelaide Millán da Costa, Joana Pereira, Mafalda Pacheco (Ed.), Pequenas cidades no tempo: As redes urbanas. (pp. 61-75).: IEM – Instituto de Estudos Medievais.
Exportar Referência (IEEE)
R. D. Cachado,  "Etnografia urbana e arquivos etnográficos: Possíveis contributos para a história das cidades", in Pequenas cidades no tempo: As redes urbanas, Fabián Cuesta-Gómez, Sara Prata, Adelaide Millán da Costa, Joana Pereira, Mafalda Pacheco, Ed., IEM – Instituto de Estudos Medievais, 2024, pp. 61-75
Exportar BibTeX
@incollection{cachado2024_1764931211555,
	author = "Cachado, R.",
	title = "Etnografia urbana e arquivos etnográficos: Possíveis contributos para a história das cidades",
	chapter = "",
	booktitle = "Pequenas cidades no tempo: As redes urbanas",
	year = "2024",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "61-61",
	publisher = "IEM – Instituto de Estudos Medievais",
	address = "",
	url = "https://run.unl.pt/handle/10362/183193 "
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Etnografia urbana e arquivos etnográficos: Possíveis contributos para a história das cidades
T2  - Pequenas cidades no tempo: As redes urbanas
AU  - Cachado, R.
PY  - 2024
SP  - 61-75
UR  - https://run.unl.pt/handle/10362/183193 
AB  - A etnografia enquanto metodologia foi desenvolvida pela Antropologia ao longo da sua história disciplinar, mas não se limita a ser uma metodologia antropológica. Ela vem sendo convocada por várias ciências sociais e humanas, e não só, onde a História é uma entre várias. Não é totalmente pacífico nos debates epistemológicos até que ponto podemos falar de uma etnografia especificamente urbana, mas é consensual que os contextos urbanos contemporâneos requerem muitas vezes o recurso à etnografia, seja ela levada a cabo com as pessoas que habitam e que fazem as cidades, seja ela de arquivo.  
Neste capítulo irei debater como a etnografia urbana pode contribuir para a história das cidades. Mais concretamente, irei centrar-me na análise de uma ferramenta metodológica da etnografia, o diário de campo, que pode ser utilizado, analisado e salvaguardado, enquanto material primário. É também uma ferramenta útil para lidar com os desafios éticos das pesquisas contemporâneas, sobretudo no caso dos trabalhos de investigação em contextos urbanos, independentemente da sua dimensão, devido ao caráter particularmente dinâmico das cidades. 
ER  -