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Oliveira, H. G., Santos, R. B. & Costa, B. F. (2025). “O pior é quando a descascas e vês que tem minhoca”: uma análise semântica das reações online pós-publicação controversa da Control Portugal no Instagram. In 2º Colóquio Internacional Lusofonia em Debate: Os Media Na Lusofonia, De Camões À Inteligência Artificial - Memórias. (pp. 244-251). Virtual síncrono: Ria Editorial.
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H. G. Oliveira et al.,  "“O pior é quando a descascas e vês que tem minhoca”: uma análise semântica das reações online pós-publicação controversa da Control Portugal no Instagram", in 2º Colóquio Internacional Lusofonia em Debate: Os Media Na Lusofonia, De Camões À Inteligência Artificial - Memórias, Virtual síncrono, Ria Editorial, 2025, pp. 244-251
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TY  - CPAPER
TI  - “O pior é quando a descascas e vês que tem minhoca”: uma análise semântica das reações online pós-publicação controversa da Control Portugal no Instagram
T2  - 2º Colóquio Internacional Lusofonia em Debate: Os Media Na Lusofonia, De Camões À Inteligência Artificial - Memórias
AU  - Oliveira, H. G.
AU  - Santos, R. B.
AU  - Costa, B. F.
PY  - 2025
SP  - 244-251
SN  - 2976-0607
CY  - Virtual síncrono
UR  - https://www.lusofoniaemdebate.org/
AB  - O humor é uma ferramenta central na publicidade, capaz de influenciar perceções e estimular o envolvimento do público. No entanto, quando aplicado a questões sociais sensíveis, como identidade de género e representação de minorias, seus limites éticos tornam-se alvo de intenso escrutínio. Nos últimos anos, a responsabilidade social corporativa na publicidade ganhou destaque, impulsionada pela amplificação das reações públicas nas redes sociais (Costa, 2024). Com o crescente debate sobre as mensagens veiculadas, investigadores e profissionais debatem a linha tênue entre humor e dano (Förster & Brantner, 2016; Paramita et al., 2021).O caso da Control Portugal ilustra bem esta problemática. No dia 11 de novembro de 2024, a marca foi visada com muitas reações negativas por parte de seguidores, entre os quais se destacavam figuras públicas. A publicação de uma imagem humorística na rede Instagram foi considerada por muitos como transfóbica (Figura 1), o que resultou na remoção da publicação por parte da Control Portugal (Ferreira, 2024). Esta onda de contestação desencadeou um amplo debate público evidenciando a relação complexa entre humor, responsabilidade da marca, e interpretação do público.
ER  -