Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Oliveira, H. G., Santos, R. B. & Costa, B. F. (2025). “O pior é quando a descascas e vês que tem minhoca”: uma análise semântica das reações online pós-publicação controversa da Control Portugal no Instagram. In 2º Colóquio Internacional Lusofonia em Debate: Os Media Na Lusofonia, De Camões À Inteligência Artificial - Memórias. (pp. 244-251). Virtual síncrono: Ria Editorial.
H. G. Oliveira et al., "“O pior é quando a descascas e vês que tem minhoca”: uma análise semântica das reações online pós-publicação controversa da Control Portugal no Instagram", in 2º Colóquio Internacional Lusofonia em Debate: Os Media Na Lusofonia, De Camões À Inteligência Artificial - Memórias, Virtual síncrono, Ria Editorial, 2025, pp. 244-251
@inproceedings{oliveira2025_1765916699870,
author = "Oliveira, H. G. and Santos, R. B. and Costa, B. F.",
title = "“O pior é quando a descascas e vês que tem minhoca”: uma análise semântica das reações online pós-publicação controversa da Control Portugal no Instagram",
booktitle = "2º Colóquio Internacional Lusofonia em Debate: Os Media Na Lusofonia, De Camões À Inteligência Artificial - Memórias",
year = "2025",
editor = "",
volume = "",
number = "",
series = "",
pages = "244-251",
publisher = "Ria Editorial",
address = "Virtual síncrono",
organization = "Universidade Estadual Paulista - UNESP e Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa",
url = "https://www.lusofoniaemdebate.org/"
}
TY - CPAPER TI - “O pior é quando a descascas e vês que tem minhoca”: uma análise semântica das reações online pós-publicação controversa da Control Portugal no Instagram T2 - 2º Colóquio Internacional Lusofonia em Debate: Os Media Na Lusofonia, De Camões À Inteligência Artificial - Memórias AU - Oliveira, H. G. AU - Santos, R. B. AU - Costa, B. F. PY - 2025 SP - 244-251 SN - 2976-0607 CY - Virtual síncrono UR - https://www.lusofoniaemdebate.org/ AB - O humor é uma ferramenta central na publicidade, capaz de influenciar perceções e estimular o envolvimento do público. No entanto, quando aplicado a questões sociais sensíveis, como identidade de género e representação de minorias, seus limites éticos tornam-se alvo de intenso escrutínio. Nos últimos anos, a responsabilidade social corporativa na publicidade ganhou destaque, impulsionada pela amplificação das reações públicas nas redes sociais (Costa, 2024). Com o crescente debate sobre as mensagens veiculadas, investigadores e profissionais debatem a linha tênue entre humor e dano (Förster & Brantner, 2016; Paramita et al., 2021).O caso da Control Portugal ilustra bem esta problemática. No dia 11 de novembro de 2024, a marca foi visada com muitas reações negativas por parte de seguidores, entre os quais se destacavam figuras públicas. A publicação de uma imagem humorística na rede Instagram foi considerada por muitos como transfóbica (Figura 1), o que resultou na remoção da publicação por parte da Control Portugal (Ferreira, 2024). Esta onda de contestação desencadeou um amplo debate público evidenciando a relação complexa entre humor, responsabilidade da marca, e interpretação do público. ER -
English