Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Correia, Fábio R. (2025). A construção de Casas Económicas na cidade do Funchal: As primeiras experiências na primeira metade do século XX. In Paula André (Ed.), 10º Colóquio Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos	. (pp. 103-114). Lisboa: DINÂMIA'CET-Iscte.
Exportar Referência (IEEE)
F. U. Correia,  "A construção de Casas Económicas na cidade do Funchal: As primeiras experiências na primeira metade do século XX", in 10º Colóquio Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos	, Paula André, Ed., Lisboa, DINÂMIA'CET-Iscte, 2025, pp. 103-114
Exportar BibTeX
@inproceedings{correia2025_1764915216962,
	author = "Correia, Fábio R.",
	title = "A construção de Casas Económicas na cidade do Funchal: As primeiras experiências na primeira metade do século XX",
	booktitle = "10º Colóquio Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos	",
	year = "2025",
	editor = "Paula André",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "103-114",
	publisher = "DINÂMIA'CET-Iscte",
	address = "Lisboa",
	organization = "DINÂMIA'CET-Iscte",
	url = "https://hdl.handle.net/10071/34401"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - A construção de Casas Económicas na cidade do Funchal: As primeiras experiências na primeira metade do século XX
T2  - 10º Colóquio Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos	
AU  - Correia, Fábio R.
PY  - 2025
SP  - 103-114
CY  - Lisboa
UR  - https://hdl.handle.net/10071/34401
AB  - Este artigo propõe-se a realizar uma revisão histórica das primeiras construções de casas económicas na cidade do Funchal, na primeira metade do século XX.
Como ponto de partida, procurou-se saber de que modo o sistema de propriedade do solo vigente, o regime da Colonia, influenciou o acesso à habitação para a generalidade da população. Através da força dos seus braços, os colonos construíram benfeitorias dos quais beneficiavam e dividiam com o dono das terras, enquanto se constituíam proprietários de habitações. No entanto, as condições precárias do regime, perpetuaram desigualdades sociais que se manifestaram na precariedade habitacional da população rural. E produziu um grande movimento migratório para a cidade do Funchal e um grave problema habitacional no centro da cidade.
Para resolver o problema, a Junta Geral do Distrito do Funchal e a Câmara Municipal do Funchal promoveram várias ações com o intuito de melhorar significativamente as condições de habitabilidade e salubridade dos mais pobres. Os seus esforços produziram alguns resultados, nomeadamente, o Bairro de São Gonçalo (1939) e o Bairro de Santa Maria (1940). Além da construção de bairros económicos, desenvolveram políticas locais com o intuito de incentivar os privados a construir casas económicas.
O artigo evidencia o enorme desafio que as entidades regionais enfrentaram. A significativa disparidade nos custos de aquisição de terrenos, de mão de obra e de materiais, em comparação com os praticados em Lisboa, forçou a que se desenvolvessem políticas próprias para a promoção de casas económicas, adaptadas à realidade madeirense.
ER  -