Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Guichard, S., Rodrigues, R. B. & Cadima, J. (2025). Contributos para a compreensão e (re)humanização da infância: Um olhar sobre o idadismo, classismo e pobreza em crianças em idade escolar. XII Simpósio nacional de investigação em Psicologia 2025.
Exportar Referência (IEEE)
S. Guichard et al.,  "Contributos para a compreensão e (re)humanização da infância: Um olhar sobre o idadismo, classismo e pobreza em crianças em idade escolar.", in XII Simpósio nacional de investigação em Psicologia 2025, Porto, 2025
Exportar BibTeX
@misc{guichard2025_1764918163172,
	author = "Guichard, S. and Rodrigues, R. B. and Cadima, J.",
	title = "Contributos para a compreensão e (re)humanização da infância: Um olhar sobre o idadismo, classismo e pobreza em crianças em idade escolar.",
	year = "2025",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)",
	url = "https://appsicologia.org/snip/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Contributos para a compreensão e (re)humanização da infância: Um olhar sobre o idadismo, classismo e pobreza em crianças em idade escolar.
T2  - XII Simpósio nacional de investigação em Psicologia 2025
AU  - Guichard, S.
AU  - Rodrigues, R. B.
AU  - Cadima, J.
PY  - 2025
CY  - Porto
UR  - https://appsicologia.org/snip/
AB  - Em Portugal, as crianças crescem numa sociedade marcada pela pobreza e acentuadas desigualdades económicas e sociais, com consequências negativas para a sua saúde, educação e bem-estar. A resolução destes problemas sociais complexos exige que se considerem as perspetivas das crianças, no contexto de um paradigma que reconhece a importância da autonomia na infância e do combate a perspetivas idadistas e de desumanização da infância.
Partindo desta premissa, o simpósio reúne quatro estudos que analisam a forma desumanizada como as crianças são percecionadas, e a forma como as crianças percebem, interpretam e experienciam, elas próprias, a pobreza e a discriminação. A primeira comunicação aborda o processo de desumanização da infância, enquanto categoria social, questionando se a visão adulta obscurece a compreensão do que significa ser-se criança e ser-se humano. A segunda comunicação documenta os resultados de um projeto de combate à pobreza infantil que mobiliza metodologias participativas. A terceira comunicação analisa, numa amostra representativa de crianças e adolescentes, a autocategorização e a discriminação segundo a classe social, e os seus impactos no bem-estar e nas expectativas face ao futuro. A quarta comunicação apresenta os resultados de uma intervenção colaborativa com professores nas perspetivas das crianças sobre as causas e soluções para a pobreza no 4º ano de escolaridade.
O simpósio encerra com um comentário integrador que pretende identificar os contributos dos estudos para uma Psicologia Social do Desenvolvimento e da Educação sobre a perceção social da infância e na infância, na construção de sociedades mais justas e inclusivas.
ER  -