Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Pinho, F., Mateus, S. & Amaral, P. (2022). Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa: Fatores e processos. In José Augusto Palhares & Almerindo Janela Afonso (Ed.), Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea: Livro de Atas. (pp. 332-337). Braga: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd).
A. F. Pinho et al., "Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa: Fatores e processos", in Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea: Livro de Atas, José Augusto Palhares & Almerindo Janela Afonso, Ed., Braga, Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2022, pp. 332-337
@inproceedings{pinho2022_1764913333546,
author = "Pinho, F. and Mateus, S. and Amaral, P.",
title = "Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa: Fatores e processos",
booktitle = "Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea: Livro de Atas",
year = "2022",
editor = "José Augusto Palhares & Almerindo Janela Afonso",
volume = "",
number = "",
series = "",
doi = "10.21814/1822.76457",
pages = "332-337",
publisher = "Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)",
address = "Braga",
organization = "",
url = "https://repositorium.uminho.pt/entities/publication/a5942e6d-c4da-48dc-9130-b2ea9edbe245"
}
TY - CPAPER TI - Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa: Fatores e processos T2 - Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea: Livro de Atas AU - Pinho, F. AU - Mateus, S. AU - Amaral, P. PY - 2022 SP - 332-337 DO - 10.21814/1822.76457 CY - Braga UR - https://repositorium.uminho.pt/entities/publication/a5942e6d-c4da-48dc-9130-b2ea9edbe245 AB - Neste texto irão debater-se os fatores e processos geradores de insucesso e abandono escolar através da análise de 6 entrevistas biográficas e 4 grupos focais a jovens com diversos perfis sociais, de desempenho escolar e de relação com a educação. As entrevistas e grupos focais foram desenvolvidos em 2017 no quadro de uma pesquisa qualitativa sobre as causas e características do abandono precoce e do insucesso escolar num concelho da Área Metropolitana de Lisboa. A pesquisa decorre do projeto europeu Below 10 (Erasmus +), tendo como objetivo conhecer os diversos perfis de jovens em risco ou em situação de abandono escolar em diferentes territórios europeus. Da análise sobressaem condições de desigualdade específicas e um conjunto de fatores individuais, familiares, escolares e comunitários, que configuram quer as trajetórias escolares, quer as trajetórias biográficas dos jovens. São também esboçadas recomendações específicas para promover o sucesso escolar. ER -
English