Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Mendonça, A. & Vale, S. (2025). Infraestruturas: Os Desafios Económicos Atuais e o Papel do Investimento Público. In Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira. (pp. 83-110).
Export Reference (IEEE)
A. Mendonça and S. D. Vale,  "Infraestruturas: Os Desafios Económicos Atuais e o Papel do Investimento Público", in Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira, 2025, pp. 83-110
Export BibTeX
@incollection{mendonça2025_1764915223089,
	author = "Mendonça, A. and Vale, S.",
	title = "Infraestruturas: Os Desafios Económicos Atuais e o Papel do Investimento Público",
	chapter = "",
	booktitle = "Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira",
	year = "2025",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "83-83",
	publisher = "",
	address = "",
	url = "https://livraria.aafdl.pt/pt/obras-em-homenagem-e-em-comemoraco/1624-obras-em-homenagem-e-em-comemoracao-estudos-em-homenagem-ao-professor-doutor-eduardo-paz-ferreira-2-volumes-9789899252486.html"
}
Export RIS
TY  - CHAP
TI  - Infraestruturas: Os Desafios Económicos Atuais e o Papel do Investimento Público
T2  - Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira
AU  - Mendonça, A.
AU  - Vale, S.
PY  - 2025
SP  - 83-110
UR  - https://livraria.aafdl.pt/pt/obras-em-homenagem-e-em-comemoraco/1624-obras-em-homenagem-e-em-comemoracao-estudos-em-homenagem-ao-professor-doutor-eduardo-paz-ferreira-2-volumes-9789899252486.html
AB  - Os programas de investimentos em infraestruturas são encarados como motores do crescimento económico sustentado a nível global. No entanto, estes programas foram limitados drasticamente na sequência da crise das dívidas soberanas, com o argumento de que poriam em causa a sustentabilidade das finanças públicas dos governos. A dimensão e extensão da crise pandémica e o conflito entre a Rússia e a Ucrânia vieram tornar evidente as fragilidades das economias, nomeadamente quanto ao estado de debilidade dos seus sistemas de saúde e de dependência energética, associando-se à tomada de consciência da necessidade de acelerar a promoção da sua descarbonização. Foi necessário repensar estrategicamente o modelo de crescimento e neste incluir investimento público, financiado por instrumentos desenhados para o efeito. O presente estudo faz um levantamento da evolução do investimento público em Portugal, no contexto de um conjunto de países da zona euro e da União Europeia, discutindo aqueles que são hoje os principais constrangimentos e desafios à consolidação da sua rede de infraestruturas. O objetivo é contribuir para a orientação de estratégias que permitam relançar o crescimento do país, respeitando a sustentabilidade das suas finanças públicas e reforçando a sua integração no espaço europeu.
ER  -