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Gonçalves, A., Grupillo, A. & Melo, P. (2024). Participação e confiança na comunicação comunitária: Os casos do Vela Notícias e do Jornal da Aldeia. Comunicação e Sociedade. 45
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G. Adriana et al.,  "Participação e confiança na comunicação comunitária: Os casos do Vela Notícias e do Jornal da Aldeia", in Comunicação e Sociedade, vol. 45, 2024
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TY  - JOUR
TI  - Participação e confiança na comunicação comunitária: Os casos do Vela Notícias e do Jornal da Aldeia
T2  - Comunicação e Sociedade
VL  - 45
AU  - Gonçalves, A.
AU  - Grupillo, A.
AU  - Melo, P.
PY  - 2024
SN  - 1645-2089
DO  - 10.17231/comsoc.45(2024).4813
UR  - https://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/index
AB  - Esta pesquisa tem como objetivo compreender as dinâmicas de participação presentes em veículos informativos produzidos por cidadãos não-jornalistas, no interior de Portugal. A partir de um estudo exploratório, são analisadas duas iniciativas desenvolvidas por comunidades localizadas no interior do país, o Vela Notícias, na região Centro, e o Jornal da Aldeia, na região do Alentejo. Estas são entendidas como objetos empíricos de um fenómeno que reflete o distanciamento e os constrangimentos dos média tradicionais, o desejo das populações destes territórios de partilharem conhecimento de interesse local e a necessidade de os cidadãos se sentirem representados social e culturalmente. As duas iniciativas surgiram em regiões desertificadas, com menos de 1.000 habitantes, e envelhecidas, segundo os Censos 2021 (Instituto Nacional de Estatística, 2021).
A fim de compreender e discutir tais questões, além da revisão da literatura pertinente ao tema, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, como procedimento metodológico, aos participantes envolvidos na produção informativa dos dois média comunitários. A importância do estudo consiste em compreender dinâmicas comunicacionais de proximidade que envolvem cidadãos não-jornalistas.
Os cidadãos das duas freguesias participam na criação de conteúdos, na escolha dos assuntos, na edição e na distribuição dos periódicos. A produção não está submetida às lógicas de seleção, filtragem e hierarquização jornalísticas. Ainda assim, os entrevistados demonstram interesse e confiança nas informações publicadas. O interesse em participar relaciona-se com o desejo de partilha de valores comuns e vínculos culturais, que contam ainda com o sentimento de pertença e de responsabilidade social.
ER  -