Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Évora, M. A. (2025). A medicalização do parto no sul da Guajira Colombiana. Colóquio Doutoral ESPP.
Export Reference (IEEE)
M. A. Évora,  "A medicalização do parto no sul da Guajira Colombiana", in Colóquio Doutoral ESPP, 2025
Export BibTeX
@misc{évora2025_1765115071054,
	author = "Évora, M. A.",
	title = "A medicalização do parto no sul da Guajira Colombiana",
	year = "2025",
	howpublished = "Both (printed and digital)",
	url = "https://www.cies.iscte-iul.pt/np4/Programas/ColoquioESPP.html"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - A medicalização do parto no sul da Guajira Colombiana
T2  - Colóquio Doutoral ESPP
AU  - Évora, M. A.
PY  - 2025
UR  - https://www.cies.iscte-iul.pt/np4/Programas/ColoquioESPP.html
AB  - A medicalização do parto na sociedade ocidental, e a mudança da percepção deste evento para uma doença em vez de um evento natural, tem sido evidenciada desde a segunda metade do século XX. A implementação de um modelo tecnocrático de assistência ao nascimento nas várias sociedades significou grandes mudanças nos rituais e atores presentes durante o parto, como a diminuição do número de partos domiciliares, a alteração da figura de assistência ao parto para médicos obstetras em virtude de parteiras; o aumento de intervenções médicas no corpo da mulher, e uma perda da sua autonomia corporal durante este evento. 
Os territórios indígenas da América Latina não foram alheios a este fenómeno. Ainda que, nalguns contextos, prevaleçam os cuidados ancestrais, noutros, os cuidados hospitalares têm substituído o papel das parteiras, como é o caso da Guajira, no Norte da Colômbia. Isto não significou, necessariamente, uma diminuição na taxa de mortalidade materna na região, que tem demonstrado oscilações ao longo dos últimos anos.
A partir dos microdados sobre nascimentos disponíveis pelo Departamento Administrativo Nacional de Estatística da Colômbia (DANE), e a partir de relatos de partos desde os anos sessenta, de mulheres entrevistadas em trabalho de campo em julho de 2024 e em abril de 2025 no sul da Guajira, pretendo compreender em que contexto económico-social se deu o processo de medicalização do parto na Guajira, e que efeitos teve nas taxas de mortalidade materna e infantil da região, assim como na percepção das experiências de parto por parte destas mulheres.
ER  -